Décima-terceira letra do alfabeto latino. Décima consoante, sonora nasal e bilabial.
LIVRO: Emília no País da Gramática
AUTOR: Monteiro Lobato
Uma das primeiras letras a ter o som distinguido por Pedrinho na chegada ao País da Gramática.
LIVRO: As Letras Falantes
AUTORA: Orígenes Lessa
Descrita como "um velho M brincalhão", é uma letra maldosa, que inicia palavras como "Moleque". Provoca as outras constantemente.
LIVRO: M ou N?
AUTORA: Agatha Christie
Uma das letras que ocultam a identidade de dois espiões nazistas agindo durante a Segunda Guerra, e cuja investigação secretamente cabe ao casal Tommy e Tuppence Beresford. A informação básica fornecida a Tommy por Grant, do serviço de espionagem, é de que M é uma mulher e N um homem.
LIVRO: Cai o Pano
AUTORA: Agatha Christie
Tratamento pessoal dado ao detetive belga Hercule Poirot, hospedado na pensão Styles St.Mary, pela dona do estabelecimento, Sra. Lutrell, ao recepcionar o Coronel Hastings, seu amigo. O M. se refere ao pronome de tratamento francês masculino, Monsieur.
MACBETH
LIVRO: O Natal de Poirot
AUTORA: Agatha Christie
Protagonista da peça homônima de William Shakespeare, publicada em 1623. Macbeth é o general do exército do rei Duncan. No início da peça ele e o outro general, Banquo, são informados por um trio de bruxas que Macbeth dará origem a uma linhagem real. Sua mulher, Lady Macbeth, movida pela ambição, arquiteta um plano para matar o rei. Macbeth e a mulher conspiram e matam o rei e os guardas, incriminando os criados. Os herdeiros do trono fogem, e Macbeth assume o trono da Escócia.
A série de morticínios continua. Macbeth assassina Banquo, que apaerece depois como um fantasma para assombrá-lo. Macbeth procura matar Macduff, amigo do rei e sua família. Atormentada pela culpa, Lady Macbeth morre, de um provável suicídio. Ao final, Macduff mata Macbeth, e Malcolm, filho do rei, assume o trono.
O Natal de Poirot abre com uma epígrafe retirada da peça:
"Quem jamais poderia imaginar que aquele velho guardasse tanto sangue dentro de si?"
(Palavras de Lady Macbeth, no Ato V, Cena 1)
LIVRO: Goibseck
AUTOR: Balzac
Aristocrata, mãe de Camille , e que não vê com bons olhos a intenção desta de casar-se com o jovem Ernest de Restaud, filho de Anastasie de Restaud. Achando a mãe de Camille perdulária e sabendo que ela vive um casamento ilícito, no entanto é convencida pelo advogado Derville da vantagem do casamento, uma vez que ernest, em breve , herdará a fortuna da família.
LIVRO: Uma Lágrima de Mulher
AUTOR: Aluísio Azevedo
Pescador italiano da ilha de Lipari, na Sicília. Viúvo, pai de Rosalina. Parte para Nápoles em busca de melhores condições. Regressa após dois anos, depois de fazer fortuna. Opõe-se ao namoro de aua filha com Miguel Rizio por questões envolvendo o pai deste.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Fóssil de mamífero pré-histórico, espécie de preguiça gigante, encontrado na Regiçao Sul do Brasil e no Cone Sul da América do Sul. Lima Barreto o cita no prefácio do livro, a propósito das críticas feitas à intelectualidade brasileira e ao mau aproveitamento dos recursos naturais, na figura do geólogo que descobre a ossada pré-histórica e que busca logo renome com sua descoberta. A grafia está incorreta (Megatherium).
LIVRO: Gente Pobre
AUTOR: Dostoievski
Personagem principal de seu primeiro romance, publicado em 1846. Diévuchkin é um funcionário público residente em São Petersburgo que troca cartas com sua vizinha, uma jovem costureira chamada Varvara Alieksiêievna. Entre 8 de abril e 30 de setembro de um ano não especificado escrevem um ao outro uma correspondência apaixonada que, ao final, é lamemtavelmente interrompida pela forçosa partida de Varvara para outra cidade.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Também conhecido pelos nomes de Fortim de São Francisco de Olinda, Forte Montenegro e Fortim do Queijo. Fundado por Matias de Albuquerque em 1629 para defender Olinda das invasões holandesas, foi tomado por estes e só reconquistado em 1648.
O jovem narrador da história alude ao heroísmo da população local, lembrando as lutas passadas em defesa da cidade.
LIVRO: Em Busca do Tempo Perdido
AUTOR: Marcel Proust
Nome com que o Narrrador é identificado, por duas vezes, em "A Prisioneira" (5º romance do ciclo). Contudo, o tradutor e comentarista Fernando Py adverte que "o Marcel narrador não se confunde com o Marcel autor, sendo como os demais apenas uma personagem de ficção" ("Em Busca do Tempo Perdido", 3ª edição, Ediouro, RJ, 2004. Tradução de Fernando Py).
LIVRO: Jesus Cristo em Flandres
AUTOR: Balzac
Atriz, cantora e poeta do Romantismo Francês (1786-1859). Amiga de Victor Hugo, Alexandre Dumas e Baudelaire. Balzac lhe dedica esta natrrativa. A Prima Bette, uma das maiores criações de Balzac, é em parte moldada na figura da atriz:
"Vou começar a Prima Bette, romance terrível, pois o caráter principal será um composto de mamãe, da Sra. Valmore e da tia Rosália." (Nota de Paulo Rónai. Jesus Cristo em Flandres, in Obras Escolhidas, Vol. VI. Porto Alegre, 1954. Editora Globo. 1ª edição.)
LIVRO: As Cidades Invisíveis
AUTOR: Italo Calvino
Navegador, explorador e mercador italiano, nascido em Veneza (c. 1254-1324), celebrizado por suas viagens ao Extremo Oriente, registradas em seu diário pessoal, "Viagens de Marco Polo". Destaca-se seu encontro com Kublai Khan, o Grão-Mogul, e a descrição minuciosa dos lugares que visitou, resultando na mais importante experiência de aproximação entre o Ocidente e o Oriente.
Nesta obra Italo Calvino faz um exercício imaginário e poético, no qual o navegador descreve para o imperador dos tártaros as cidades que visitou - todas com nome de mulher, como Dorotéia, Isidora e Zaíra. Kublai Khan é levado a acreditar que essas ciuades, ainda no plano do imaginário, virão a existir verdadeiramente no futuro.
Marechal Victor, óleo de Georges Rouget, 1835. Palácio de Versalhes
LIVRO: Adeus
AUTOR: Honoré de Balzac
Claude´Victor Perrin (1764-1841), militar francês. Participou das Guerras Revolucionárias Francesas e das Guerras Napoleônicas. Ascendeu a Marechal da França.
Neste trecho Balzac revive um trágico episódio das Guerras Napoleônicas; a travessia do Rio Berezina, rio da Rússia, afluente do Dnieper, sob o comando de Victor, que custou metade do exército de Napoleão.
LIVRO: Gênesis
AUTOR: Moisés
Elemento da natureza sistematizado ( não criado, visto que as águas já existiam , conforme a narrativa inicial do próprio Gênesis), dito "ajuntamento das águas" (Gênesis 1:9-10), elevado à categoria de oceanos, no terceiro dia da criação. Contrapõe-se à "porção seca" de terra. Separam-se assim os continentes da grande massa de água, e surge a vida marinha no planeta (Gênesis 1: 19-21).
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Escrava que serve a Francisco por algum tempo, trazendo-lhe alimentos. No final pede para que seja vendida a outro, abandonando-o também.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Bíblica mãe de Jesus. Jovem judia, esposa de José. Recebe a visita de um anjo que anuncia-lhe sua futura gravidez. Concebe do Espírito Santo a Jesus, o Cristo. Venerada na Igreja Católica como Santa e Imaculada.
Aparece invocada na Ave Maria cantada pela menina Úrsula, cuja letra Francisco reproduz na narrativa.
LIVRO: Esaú e Jacó
AUTOR: Machado de Assis
Nome de batismo, com o qual Natividade, acompanhada de sua irmã Perpétua , se apresenta ao pai da adivinha Bárbara, na consulta que faz a esta , no Morro do Castelo.
LIVRO: É Fácil Matar
AUTORA: Agatha Christie
Um dos cavalos de corrida do páreo, esnobado pelo correspondente de turfe do Clarion.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Movimento civil e nativista ocorrido em Recife e Olinda, entre 1710 e 1711, envolvendo os principais senhores de engenho de açúcar e os comerciantes portugueses, apelidados de Mascates por venderem suas mercadorias de porta em porta.
Após a expulsão dos holandeses e com a alta dos preços do açúcar, graças à concorrência dos plantadores das Antilhas, os senhores de engenho pernambucanos passaram a tomar empréstimos junto aos comerciantes portugueses (reinóis), gerando assim uma situação de dependência econômica.
A emancipação da cidade do Recife acirrou os ânimos, pois os senhores de engenhos não aceitaram a nova situação política, que colocava em pé de igualdade os latifundiários e os comerciantes. Sob liderança de Bernardo Vieira de Melo, os olindenses se revoltaram. Os comerciantes saíram vitoriosos, ao final. O movimento lançou sementes para importantes conflitos civis posteriores, como a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
José de Alencar dedica um de seus romances, Guerra dos Mascates, a esta parte da história pernambucana.
O narrador afirma que a Guerra dos Mascates foi fundamental para dar a primazia de capital de Pernambuco à Cidade Maurícia, em lugar de Olinda.
LIVRO: Um Passe de Mágica
AUTORA: Agatha Christie
Nascido em 1943, é neto único da autora. Seus pais são o casal Hubert Prichard e Rosalind Hicks. A ele é dedicada esta obra. Seu filho, James Prichard, é CEO da Agatha Christie Limited. Possui um livro escrito, A Grande Viagem, e um audiobook, Testemunha de Acusação.
LIVRO: Jubiabá
AUTOR: Jorge Amado
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Parte da cidade do Recife, edificada em 1636 na ilha de Antônio Vaz, no período da Invasão Holandesa, por Maurício de Nassau. Após a expulsão dos holandeses, em 1654, passou a se chamar Povoado de Santo Antônio.
O narrador comenta que a nova povoação veio a rivalizar com Olinda, tendo inclusive a primazia de ser a primeira capital de Pernambuco.
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
O educandário para moças Meadowbank School . V. Meadowbank School.
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Escola para moças, onde se passa a narrativa. Conhecida e procurada por sua reputação de eficiência e austeridade, é dirigida por Miss Bulstrode e administrada por esta junto com Miss Chadwick.
PEÇA: Baal.
AUTOR: Bertolt Brecht
Madeireiro que age de maneira predatória, pertence à burguesia. Convida Baal para jantar. Baal, oportunamente corteja a mulher de Meck
AUTOR: Goethe
Personificação do Diabo na terra, que tenta seduzir a Fausto com a promessa de uma vida eterna e de prazeres carnais, em troca de sua alma.
Mefistófeles e o aluno, do "Fausto" de Goethe. Quadro de Delacroix. Bibliothéque des Beaux-Arts, Paris.
LIVRO : O Mal-Estar na Civilização
AUTOR: Sigmund Freud
Personagem originário do romance Fausto, de Johann W. Goethe. Citado por Freud para contrapor a figura de Mefistófeles (a identificação do princípio mau com o instinto de destruição) com a força de Eros (libido).
LIVRO: Crime e Castigo
AUTOR: Dostoievski
Centro comercial de São Petersburgo, localizado na Praça Senaya (mais tarde rebatizada de Praça da Paz). Por ele transita, no início da narrativa, o desconhecido e obscuro Raskolnikov.
MICHEL SEPHUOR
LIVRO: Água Viva
AUTORA: Clarice Lispector
Pintor e editor de arte belga (1901-1999). Fez parte da vanguarda artística belga, holandesa e francesa. Citado pela autora na epígrafe que abre o livro.
LIVRO: O Minotauro
AUTOR: Monteiro Lobato
Personagem da mitologia graga, com cabeça de touro e corpo de homem, de forma gigantesca e atterradora, residente no labirinto de Cnossos, em Creta. este foi concebido especialmente por ele por Dédalo e seu filho Ícaro.
O rei Minos recebeu um touro branco de Poseidon, deus dos mares, como selo de seu reinado, com a condição de sacrificá-lo. Porém Minos descumpre a promessa e a deusa Afrodite o pune, fazendo com que `Parsifae, esposa do rei, se apaixone pelo Touro. Da união de Parsifae com este nasce o Minotauro, híbrido que, ao tornar-se adulto, torna-se um feroz devorador de homens.
Anualmente eram sacrificados jovens rapazes, como forma de atenuar uma praga vigente sobre a cidade de Atenas. O motivo foi a morte de Androgeu, filho de Minos, morto peloa atenienses em uma disputa. É então que surge Teseu, filho de Egeu, causador involuntário da maldição. O rapaz se oferece como sacrifício no que é ajudado por Ariadne, filha de Minos, que marca seu caminho dentro do labirinto com um novelo. Teseu é bem sucedido e mata o Minotauro.
O Minotauro aparece no final de O Picapau Amarelo, junto com outras criaturas e monstros do País das Fábulas, que sentindo-se excluídos da festa organizada pelos meninos no Sítio do Picapau Amarelo. tumultuam o evento. Ao final, nota-se que Tia Nastácia desapareceu. É aventada a possibilidade de ter sido levada pelo Minotauro para a Grécia Antiga. Em companhia de Dona Benta deslocam-se para a Grécia, onde chegam ao labirinto de Cretae e encontram a criatura, descrita da seguinte maneira:
"De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava no trono."
Constatam então que Tia Nastácia é hóspede do Minotauro, encarregada de alimentá-lo com seus famosos bolinhos, o que o fez engordar desmesuradamente.
É feito o resgare de Nastácia e a turma retorna para o Brasil do século XX.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Chefe indígena que, ao lado de tagipe e Itabira, ajudou Duarte Coelho, donatário de Pernambuco, a fundar a vila de Olinda, em 1535.
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Diretora e co-fundadora juntamente com Miss Chadwick da Meadowbank School. Rígida, autoritária e seletiva, é descrita como "uma mulher alta, de aparência nobre, cabelos bem arrumados, olhos cinzentos carregados de bastante humor e uma boca firme." (Tradução de Eliane Fontenelle. SP, Círculo do Livro)
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Co-fundadora da Meadowbank School, dela se afirma que "seria impossível imaginar aquele colégio sem a sua presença. ela sempre estivera ali." "Usava pincenê, vestia-se com deselegãncia, era amável, insegura na maneira de falar e, por acaso, uma brilhante matemática." (Tradução de Eliane Fontenelle. SP, Círculo do Livro)
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Professora do Departamento de Francês da Universidade de Berkeley, California, em 1944. No período em que Érico Veríssimo esteve nesta Univetsidade americana como professor convidado, o autor foi alvo de uma crítica feroz por parte da docente, a respeito de Caminhos Cruzados:
"Havia ela lido a tradução norte-americana de Caminhos Cruzados e me censurava
por eu ter criado personagens sem nenhuma profundidade psicológica. Achava o livro cruel, frio e elementar. 'Um romancista - disse-me - não deve apenas fotografar a vida, mas iluminá-la.'"
"Mais tarde vim a saber que que, conversando a meu respeito com uma terceira pessoa, Miss Monteith declarara:
"Mr. Veríssimo tem uma alma, mas não sabe."
(CItações do Prefácio de Caminhos Cruzados. SP, Editora Globo, 30ª edição, 1995)
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Uma das professoras do Meadowbank School, encarregada de dar as boas-vindas aos pais das alunas. Elegante, é descrita por Ann Shapland como uma "substituta" de Miss Bulstrode, copiando "todos os truques' desta.
LIVRO: Amós
AUTOR: Amós
Filho de Ló, concebido em uma relação incestuosa com sua filha mais velha na caverna de Zoar, onde aquele se refugiou , fugindo da destruição de Sodoma. Irmão de Amom, também fruto de incesto com a filha mais nova (Gêmesis 19:30-38).
Os dois fundaram nações poderosas, e estiveram sempre associados, tornando-se inimigos mortais do povo de Israel, verdadeiros "espinhos na carna", embora houvesse recomendação expressa de Deus para que os israelitas não gurreasssem contra os moabitas, por serem parentes próximos (Deuteronômio 2;9). No entanto, o rei de Moabe negou auxílio e passagem por seu território a Israel. Mais tarde Moabe sentiu-se alarmado com a proximidade de Israel em suas terras , contratando Balaão, o adivinho, para amaldiçoá-lo (Números 22-a 24). O episódio acabou em tragédia, já que os próprios israelitas se prostituíram com as filhas dos moabitas (Números 25), o que resultou em severa punição.
Os israelias estiveram sob o domínio de Eglom, rei dos moabitas, na época dos juízes (Juízes 3: 12-30)
Segundo Josefo, os moabitas foram subjugados por Nabucodonosor, depois pouco a pouco foram extintos como nação.. (JOHN D. DAVIS, Dicionário Bíblico).
Rute, a avó do rei Davi, constante na genealogia de Jesus, era moabita.
Todos os grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Amós e Sofonias) lançaram sentenças de destruição sobre Moabe. O salmista afirma que "Moabe, porém, é a minha bacia de lavar" (Salmos 108:9).
Em Amós 2:1-3 temos a informação que Moabe "queimou os ossos do rei de Edom até os reduzir a cal", e o anúncio de sua destruição
Moisés, escultura de Michelangelo. Basílica de São Pedro, Roma.
LIVRO: Levítico
AUTOR: Moisés
Filho de uma escrava hebréia, lançado ao rio Nilo por sua mãe para escapar à mortandade infantil decretada pelo Faraó reinante na época, foi resgatado pela princesa real e adotado por esta, tornando-se príncipe e sendo educado na corte egípcia. Adulto, toma consciência dos maltratos e injustiças sofridas por seu povo. Desentende-se com um egípcio e o mata. Fugindo para uma terra distante, aclimata-se entre os hebreus, quanto tem uma visão de Deus, que o chama para ser o Libertador de seu povo. Ele e Arão, seu irmão, tornam-se os negociadores da libertação do povo hebreu do jugo egípcio, depois de quatrocentos anos.
Liberto o povo, Moisés torna-se seu condutor, recebendo de Deus estatutos e leis para o povo israelita conhecidos como Os Dez Mandamentos. Leva o povo pelo caminho do deserto, em meio a terras e reis hostis, todos derrotados pela Providência Divina. Esta conduz, protege e alimenta o povo de forma miraculosa, durante quarenta anos - tempo estabelecido por Deus como punição pela rebeldia e desobediência do povo - em busca da terra de Canaã.
Moisés morre aos 120 anos, no cume do monte Nebo, sendo sua sepultura propositalmente escondida por Deus.
É no livro de Levítico que mais se ressalta o trabalho de Moisés como Legislador, minuciosamente estabelecendo as prescrições para os levitas; holocaustos e sacrifícios, ofertas e o que cabe aos sacerdotes. AInda estabelece leis sobre os animais comestíveis ou não, sobre a purificação do corpo e sobre festas como o Dia da Expíação.
Moisés tem que lidar com uma grave crise acarretada pela morte de Nadabe e Abiú, fulminados por Deus quando traziam fogo estranho ao santuário.
LIVRO: Neemias
AUTOR: Neemias
No início do livro de Neemias, este trabalha como copeiro do rei, quando é informado por um de seus irmãos da trágica situação dos judeus que não foram levados cativos para a Babilônia. Neemias então roga a Deus para que não se esqueça do pacto feito com Moisés, reconhecendo o pecado e transgressão do povo e suplicando mercê para os judeus.
LIVRO: Um Certo Henrique Bertaso/Artigos Diversos
AUTOR: Érico Veríssimo
Personagem da peça "O Sublime Dr. Reling", de Henrik Ibsen, citado neste artigo de Veríssimo. Mokvit é um estudante de Teologia, alcoólico e fanatizado pela visão do inferno, obcecado pela idéia da pecaminosidade. Relling lhe faz ver que está possesso pelo demônio, nada tendo mais a fazer, por ser independente de sua vontade, não sendo passível de castigo. Mokvit é, portanto, uma das vítimas das "suaves mentiras" do Dr. Relling.
LIVRO: A Casa do Poeta Trágico
AUTOR: Carlos Heitor COny
Adolescente embarcada com destino a Nápoles, que é perseguida obssessivamente durante a viagem e após o desembarque por Augusto Richet, publicitário desiludido da vida, protagonista da narrativa, 30 anos mais velho que ela. Os dois se relacionam sexualmente nas ruínas de Pompeia e permanecem 17 anos casados. Mais tarde, com Augusto inválido, Mona o visita, já separada dele.
LIVRO: Ian Fleming
AUTOR: Casino Royale
Apresentado ao presidente do Casino e referido pelo pronome de tratamento francês, junto com outros apostadores , incluindo Bond. É um milionário e comunista francês, financiador da organização criminosa SMERSH. V. Le Chiffre.
LIVRO: Além do Bem e do Mal
AUTOR: Nietzsche
Jean-Baptiste Poquelin (1622-1673), dramaturgo francês. O mais importante autor teatral e principal nome das letras francesas a seu tempo, autor de "Tartufo", "O Avarento", "O Misantropo" e diversas peças.
Nietzsche faz aqui uma citação de "O Doente Imaginário", a pretexto de criticar o pensamento de Kant, como "ópio", ou "força dormitiva" (virtus dormitiva - expressão de Molière). Significa que Kant apenas repete a explicação que é pedida, sem explicar, na verdade, o fenômeno.
LIVRO: Um Certo Henrique Bertaso/Artigos Diversos
ARTIGO: O Sublime Dr. Relling
AUTOR: Érico Veríssimo
A personficação do fim da existência humana é mencionada como uma estação final de trem, aludindo a um pensamento costumeiro de um amigo do autor.
LIVRO: Um Gato Entre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Uma das mães de alunas recepcionada por Miss Vansittart, na abertura do período escolar.
LIVRO: Um Passe de Mágica
Amiga de Miss Marple que comenta sobre a situação de Carrie Louise, colega da juventude de ambas , seu casamento atual, sua situação no momento e o ambiente em que agora vive. Intuindo que algo de estranho se passa na instituição dirigida poelo atual marido de Carrie, intima Jane Marple para que investigue o que se passa lá.
LIVRO: Outras Histórias dos Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Na Grécia Antiga, divindade feminina que presidia cada ramo da ciência ou das artes. Aqui Lima Barreto comenta sobre o idealismo dos escritores em geral, antes de se venderem ao comercialismo barato:
"Todos eles se deixariam morrer à fome ou de miséria, antes de transformar a sua Musa em passatempo de poderosos e ricaços."