LIVRO: I Tessalonicenses
Paulo de Tarso, assim chamado por ter nascido nesta cidade localizada na Turquia, antiga colônia de Roma. "Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade (Jerusalém), e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel" (Atos 22;3)., afirma ele em sua defesa perante os judeus no momento de sua prisão. Mais adiante, em vias de ser açoitado pela guarda romana, evoca seu direto como patrício: "Ser-vos-á porventura lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado?" (Atos 22;25). E ainda, defendendo seu direito perante o capitão da fortaleza: "Pois eu o tenho por direito de nascimento." (Atos 22;28).
Na verdade chamava-se Saulo e nasceu provavelmente por volta do ano 5,, morrendo decapitado talvez aos 62 anos, fora dos muros de Roma, após uma longa sentença de prisão.
Principal e feroz opositor dos judeus, esteve presente na morte de Estêvão, onde é descrito como um jovem a quem as falsas testemunhas da acusação deixam as vestes do diácono apedrejado a seus pés. Logo em seguida Lucas refere a perseguição que assolou a Igreja, liderada por Paulo.
Sua célebre conversão , no caminho que levava a Damasco, onde levaria cartas para as sinagogas, é narrada no capítulo 9 do livro de Atos, e citada por ele, ao ser preso (Atos 22) e perante o rei Agripa (Atos 27). O encontro com Cristo na estrada o deixa temporariamente cego (e que haveria de deixar sequelas por toda sua vida). Curado por Ananias, passa, com inicial desconfiança, para o lado dos cristãos, ganhando notoriedade em pouco tempo.
A partir do capítulo 13 do livro de Atos passa a se chamar Paulo (isto é, pequeno: "Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus."! Consagrado pela igreja em Jerusalé,m, é separado pelo Espírito Santo com Barnabé. Inicia-se seu grande e intensivo trabalho de evangelização dos gentios, empreendendo três viagens missionárias, na Ásia Menor e na Europa; a primeira, a Antioquia da Pisídia. Rejeitados pelos judeus, vão para Icõnio, Listra e Derbe, cidades da Licaônia. Em Listra Paulo sofre seu orimeiro brande revés, sendo apedrejado pelos judeus. recuperado, descem a Pisídia e Panfília, até a Atália e depois a Antioquia ( na Síria).
Na segunda viagem há o desacerto entre Paulo e Barnabé, por causa de João Marcos, que os abandonara na viagem anterior. Paulo é agora acompanhado por SIlas,; Síria, CIlícia, Derbe e Listra, mais uma vez; região frígio-gálata, Mísia, e Filipos, na Macedônia. Nesta cidade , após realizarem a expulsão do espirito de uma adivinhadora, são presos e açoitados. Libertos, chegam a Tessalônica, Bereia, Atenas.e Corinto.
Na terceira viagem Paulo chega a Éfeso, retorna à Macedônia, passa por Trôade, Mileto, Tiro, Cesaréia e finalmente Jerusalém, onde é preso, acusado de profanar o templo. Apelando para César, é enviado para Roma, onde ficará encarcerado.
AS CARTAS
Ao todo o Novo Testamento registra 13 cartas da autoria de Paulo, escritas no cárecere. Especula-se qua algumas se perderam. A I Carta aos Tessalonicenses é remetida a estes em nome do Apóstolo, de Silvano (Silas) e Timóteo.