LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de João Condé)
Ranulfo de Cavalcanti e Rolemberg, personagem introduzida ao final do capítulo escrito por Jorge Amado, na solicitação de Marialva para que ele não seja investigado. Telefona para o Delegado Dr. Brasil para lhe passar informações: "Usineiro e exportador, residente no Recife" (no capítulo escrito por Guimarães Rosa). Logo se revela estar diretamente envolvido no crime investigado.
Add Headings and they will appear in your table of contents.
LIVRO: Crime e Castigo
AUTOR: Dostoievski
Rodion Romanovitch Raskolnikov é uma das personagens mais discutidas da literatura universal, com influências e inifinitas discussões, teses, especulações e até mesmo reedições do personagem em outras obras; ainda é amplamente reeditado no teatro e no cinema. Alguns o consideram o primeiro personagem esquizofrênico da literatura, outros um monomaníaco, embora pareça haver traços de psicose em sua personalidade. Seu nome provém da palavra russa raskol, que significa cisão. Com este nome Dostoievski já sinaliza o personagem como um homem dividido entre o desejo e sua concretização. Ele é descrito como sendo:
"... um bonito rapaz, com uns magnificos olhos escuros, o cabelo castanho, de estatura acima da mediana , magro, de muito boa figura." (Tradução de Natália Nunes, SP, Abril Cultural, 1979)
Ex-estudante, Raskolnikov mora em uma pensão dirigida pela velha Alióna Ivânovna, tirânica e que vive de agiotagem, a quem o rapaz odeia acima de tudo. As dificuldades financeiras, as condições miseráveis da pensão e sua própria saúde contribuem para o acirramento da depressão e do mau-humor de Raskolnikov.
Raskolnikov desenvolve a teoria de que existem no mundo duas classes de pessoas; as ordinárias e as extraordinárias. As primeiras devem viver na submissão e ir não muito além do que lhes convêm. Já as segundas, portadoras de um gênio excepcional, são desculpáveis pelos excessos e crimes que possam vir a cometer. É com base neste pemsamento que Raskolnikov assassina a velha Alióna, e a irmã desta, Lisavieta, que o surpreende no local do crime. A realização deste não lhe dá prazer, antes causa-lhe remorsos. Confessa seu crime a Sõnia Marmiéladova, uma prostituta, que o aconselha se entregar às autoridades, Preso, é degredado para a Sibéria.
LIVRO: História Universal - Vol. I
AUTORA: Veit Valentin
O autor afirma que a concepção de História Universal sugere muitas interrogações e que religiosamente e filosoficamente ela recebeu unidades como Redenção, Revelação e Postulado.
LIVRO: A Dama dos Rubis
AUTORA: Eugenia Marlitt
Menino de sete anos, neto de Sofia, a matriarca dos Lamprecht, e irmão de Greta, protagonista da história. já adolescente sofre de uma deficiência cardíaca , o que é motivo de apreensão para o pai, Justo Lamprecht. Torna-se uma pessoa infeliz e irritadiça.
LIVRO: A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes
AUTOR: Dostoievski
General russo, pivô de uma grande briga entre Iegor Ilitch, tio do narrador Serguei Alexândritch e Fomá Fomávitch, agora senhor da casa e da propriedade de Iegor. Em um longo e colérico discurso Iegor relata a Serguei e a um grande número de pessoas que aguarda a entrada de Fomitch no recinto, o dia em que convidou o general e sua família para almoçar em sua casa. Fomitch, sentindo-se preterido e ofendido, discute asperamente com Iegor. No dia aprazado o general Russapiétov anuncia que não virá; no entanto, Fomitch continua a oprimir e censurar o tio de Serguei.