LIVRO: Gente Pobre
Personagem principal do conto "O Capote", de Nikolai Gogol (1809-1852), uma das mais icônicas personagens da Literatura Russa e Universal. Funcionário publico desperezado por todos e mal vestido, aceita a sugestão de comprar um capote novo para melhorar sua aparência. A narrativa de Gogol toma ares de ficção fantástica e surreal, passando a dominar as ações de Akákievitch. O descontrole que ocorrre em seguida em sua vida é uma forte crítica social de Gogol, um dos criadores da Literatura Russa.
Em "Gente Pobre" os protagonistas Makar Diévuchkin e Varvara Aliksiêivna trocam longas cartas, envolvendo diversos assuntos, entre os quais a Literatura. A moça afirma estar encantada com a leitura de "O Capote" e remete um exemplar para Makar. Funcionário público como a personagem do romance de Gogol, Diévuchkin recebe mal a leitura, ao sentir-se retratado, tecendo críticas azedas ao texto em questão.
LIVRO: Gente Pobre
Sobrenome da personagem principal, Makar, e que significa em russo, "moça", aludindo à sua delicadeza como pessoa, durante sua correspondência com Varvara.
LIVRO: Gente Pobre
Personagem principal de seu primeiro romance, publicado em 1846. Diévuchkin é um funcionário público residente em São Petersburgo que troca cartas com sua vizinha, uma jovem costureira chamada Varvara Alieksiêievna. Entre 8 de abril e 30 de setembro de um ano não especificado escrevem um ao outro uma correspondência apaixonada que, ao final, é lamemtavelmente interrompida pela forçosa partida de Varvara para outra cidade.