Terceira letra do alfabeto latino. Segunda consoante. Consoante oral surda, oclusiva (antes de a, o e u) e fricativa (antes de e e i).
LIVRO: Um C em Concerto
AUTOR: Ziraldo
Convencido de sua importância entre as letras do alfabeto, conhecido por elas como um sujeito prepotente e comilão, o C vive com a preocupaçção de se tornar um nada. Recebe então a ajuda do X para superar suas dúvidas.
LIVRO: Emília no País da Gramática
AUTOR: Monteiro Lobato
Na chegada da turma do Sítio ao País da Gramática, o som da letra C é um dos primeiros percebidos por Pedrinho.
LIVRO: As Letras Falantes
AUTOR: Orígenes Lessa
No capítulo X - "O C CORRE PERIGO" - a letra S sente-se invadida pela predominância do C e jura vingança contra este, aliiando-se depois ao K. O C é informado da situação no capítulo XVIII. É defendido pelas letras L e Q (capítulo XIX), que o veem como uma pessoa legal e colaboradora.
LIVRO: O Jogador Desaparecido e Outras Histórias
CONTO: Charles Augustus Milverton
AUTOR: Conan Doyle
Iniciais de Charles Augustus Milverton, o rei dos chantagistas, impressas em um cartão de visita endereçado a Sherlock Holmes, anunciando sua visita ao famoso detetive britânico.
LIVRO: O Encontro Marcado
AUTOR: Fernando Sabino
Uma das tirânicas exigências do menino Eduardo Marciano;
"...Quede meu Caderno? Quede minha borracha? Tem ladrão nesta casa."
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de José Condé)
Chefe de reportagem do Jornal da Manhã que confia ao repórter Providônio de Melo a tarefa de investigar "O Mistério dos MMM", e que depois comunica o sumiço deste ao Delegado Dr. Brasil.
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de José Condé)
Instituição hospitalar onde estava internado o escroque espanhol D. Mihail de espronceda y Bargonoff, e que vem a falecer , vítima de edema agudo. A notícia deixa em desespero o investigador, o Dr. Brasil, que via nele a última esperança para desvendar o "Mistério dos MMM" (Capítulo XI, escrito por Rachel de Queiroz).
LIVRO: Gênesis
AUTOR: Moisés
Segundo elemento a ser criado por Deus, no segundo dia da Criação (Gênesis 1:8). Compreende o firmamento, todo o espaço que envolve a terra, e mais além; a atmosfera, espaço visível, região das nuvens; a estratosfera, região exterior da Terra, e o espaço sideral, contendo as galáxias e astros.
Em diversas passagens das Escrituras é informado que esses Céus terão fim, como em Isaías 65;17; Pedro afirma que eles se desfarão, incendiados ( II Pe 3: 13) e que novos céus e nova terra aguardam os salvos em Cristo, o que se cumpre plenamente em Apocalipse 21: 1. Jesus afirma que "passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Mateus 24: 35 ).
LIVRO: O Coronel Chabert
AUTOR: Honoré de Balzac
Comandante de um regimento de infantaria, herói nacional de guerra, é dado como desaparecido na batalha de Eylau, em território russo, nova investida de Napoleão, após conquistar a Prússia. Sobrevive, depois de passar horas empilhado com cadáveres de outros soldados. A0 tentar provar sua identidade, é dado como louco e preso em Stuttgart. Tentando retornar à casa, passa por muitas dificuldades, sendo sempre desprezado por todos.
Chegando em Paris, encontra sua mulher casada com outro homem e com dois filhos deste. Todos o julgam louco ou oportunista. Chabert procura o advogado Derville e expõe-lhe sua situação. Inicia-se uma tentativa de reabilitação de Chabert.
Chevrolet modelo anos 60
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de João Condé)
Companhia automobilística fundada em 1911 pelo ex-piloto de corrida suíço Louis Chevrolet (1878-1941). Por antonomásia, qualquer automóvel pertencente a esta marca. No Brasil a marca está desde 1925.
No Capítulo IX (escrito por Orígenes Lessa) é o automóvel utilizado numa emboscada para matar Ranulfo na Praia do Pinto, segundo o testemunho de um homem chamado Belisário da Silva.
A atriz Christiane Hörbiger,como Claire Zachanassian, no filme de 2008, "A Visita da Velha Senhora"
LIVRO: A Visita da Velha Senhora
AUTOR: Friedrich Dürrenmatt
A personagem mais famosa de Dürrenmatt, símbolo de determinação e vingança, misto de Medeia e Antígona, uma das mais fortes mulheres da dramaturgia universal.
Aos 17 anos Kläri Wäscher foi obrigada a deixar sua cidade natal, a pequena vila de Güllen. Seduzida, engravidada e abandonada por um homem chamado Alfred Ill, nem mesmo teve a justiça do seu lado. Torna=se uma prostituta e casa-se várias vezes seguidas. De seu primeiro marido , Zachanassian, herda uma considerável fortuna, que lhe possibilita levar a cabo sua vingança planejada há longo tempo.
Retornando a Güllen após 40 anos, agora com o nome de Claire Zachanassian, aclimata-se na cidade e conquista aos poucos a simpatia dos moradores. É então que oferece uma polpuda recompensa para quem matar Ill, agora um dos proeminentes homens da cidade.
Foi com base nesta história que Jorge Amado escreveu "Tieta do Agreste".
LIVRO: A Viúva Simões
AUTORA: Júlia Lopes de Almeida
Companhia prestadora de serviços fundada em 1853 pelos empresários João Frederico Russell e Joaquim Pereira Viana de LIma Júnior, no Rio de Janeiro. Foi firmado um contrato entre o Governo Imperial e os dois empresários para limpeza das residências e dos esgotos pluviais da cidade, durante noventa anos. O nome completo da empresa era Companhia Rio de Janeiro City Improvments.
No livro é informado que a Companhia ficava no Catete:
....Todo o bairro do Catete, com as suas ruas elegantes, parecia imerso numa grande paz. A esguia chaminé da City Improvments não sujava o ar com seu fumo, denegrido e infecto."
COMPANHEIRO DE VIAGEM
LIVRO: O Inimigo Secreto
AUTORA: Agatha Christie
Título de um anúncio de jornal que deve ser publicado no Times de Londres, na seção de classificados pessoais, peor um misterioso homem , em vias de perecer no naufrágio do Lusitania, em 1915. A oferta é feita a uma moça, prestes a embarcar nos botes de salvamento, e que mais tarde se revelará como Jane Finn; peça-chave do mistério que Tommy e Tuppence tentam resolver. O anúncio é uma confirmação de que ela deverá levar os documentos recebidos do homem à Embaiuxada Americana.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Auguste Comte (1798 - 1857), filósofo francês, considerado o Pai da Sociologia. fundador da corrente de pensamento conhecida como Positivismo, a qual afirma va o poderio da Ciência sobre a religião e preconizava uma nova era para a humanidad e baseada no trabalho, no progresso e e na força de vontade, aperfeiçoando o ser humano com o passar das gerações.
Comte é citado na introdução de "Os Bruzundangas " por Lima Barreto, pelo grande impacto que teve entre nós. No texto o autor afima ter conhecido uma pessoa que "tresandava" a Comte, passando de feroz anticlericalista a apaniguado de eclesiásticos.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: LIma Barreto
Prenome de Jesus Cristo, que significa Aquele que salva, o Ungido. Presente na citação bíblica que abre o Capítulo Especial, logo no início do livro:
"Vazios estais de Cristo, vós que vos justificastes pela lei: da graça tendes caído."
São Paulo aos GÁLATAS