Carolina
Livro: Bom-Crioulo
Autor: Adolfo Caminha
Portuguesa, dona de uma pensão na qual Amaro, o Bom-Crioulo, aluga um quarto a fim de viver com seu amante, Aleixo. Amiga antiga de Bom-Crioulo, que a livrou de um assalto no passado. Mas ela acaba por ser o pivô da tragédia que envolverá os dois homens.Na intimidade, pede para Amaro tratá-la como Carola. Descrita como "rechonchuda, o cabelo em duas tranças, partido ao meio,"
Carolina
Livro: Carolina
Auoor:Casimiro de Abreu
Personagem central do drama escrito pelo poeta Casimiro de Abreu. Jovem portuguesa, abandonada por seu amante, Fernando, após ser seduzida e engravidar deste, prostitui-se. É vingada por Augusto, que a ama sinceramente.
Livro: O Fim de Tudo
Conto: Piabinha
Autor: Luiz Vilela
Cão que costumava brincar com o menino barrigudinho da narrativa, e que se ouve latir ao longe, enquanto o garoto se prepara para acompanhar outro na excursão ao rio.
Livro: Cromwell
Autor: Honoré de Balzac
Oliver Cromwell (1599-1658), foi um militar e político que governou a Inglaterra com mão de ferro por quase 25 anos, implementando grandes reformas políticas, sociais e religiosas.
Em 1819 Balzac publicou Cromwell, uma tragédia em versos com base na vida do grande político britânico. Foi seu primeiro trabalho publicado e não obteve muito sucesso.
Cristo
Livro: David Strauss, Sectário e Escritor
Autor: Friedrich Nietzsche
Palavra grega que significa Ungido, e que é uma das formas de se referir a Jesus Cristo. O termo é uma transliteração do hebraico Messias. Há duas formas de chamamento envolvendo a pessoa de Jesus e este epíteto: Jesus Cristo ou Cristo Jesus.
No Evangelho de João é relatado o diálogo entre João Batista e os sacerdotes e levitas enviados para o questionarem:
"Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo>" (João 1:20). Ao que os enviados retrucaram:
"Então por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?"
Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas narram a confissão cristocêntrica de Pedro, quando Jesus e os discípulos se dirigiam para Cesaréia:
"Quem diz o povo ser o Filho do homem?" Diante das diversas respostas apresentadas, Jesus continua a indagar os discípulos: "Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo." (Mateus 16: 13, 15, 16).No final Jesus ainda recomenda aos discípulos "de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo."
No livro Nietzsche afirma que, de acordo com o pensamento do teólogo David Strauss deveria ser classificada como um "charlatanismo histórico".
Em suas epístolas Paulo refere-se na maioria das vezes a Jesus como "Cristo" (185 menções).