Vigésima letra do alfabeto português. Décima-quinta consoante (oral bilabial surda oclusiva).
Vigésima letra do alfabeto português. Décima-quinta consoante (oral bilabial surda oclusiva).
LIVRO: As Letras falantes
AUTOR: Orígenes Lessa
Uma das primeiras letras a aparecerem na narrativa, com o seu "tabuleiro de baiana", juntando-se ao coro dos que faziam piada com a forma da letra I.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Personagem da mitologia grega. Rei da Lídia, marido de Dione, pai de Níobe e Pélope. Filho de Zeus com a princesa Plota. Para provocar os deuses, roubou seus manjares, servindo-os com a carne de seu próprio filho Pélope. Como castigo, foi lançado no Tártaro, num vale abundante de água e comida, mas sem poder saciar jamais sua sede e fome, pois os elementos naturais fugiam à sua aproximação. Vem daqui a expressão "suplício de Tântalo."
Aqui Francisco se compara a Tãntalo em sua avidez, em sua "sede de ventura", resultando de tudo isso, porém, o "mais negro fel."
Prima da detetive Kinsey Milhone, protagonista da novela, solicita a esta ajuda para organizar uma festa familiar de Ação de Graças. Milhone, que está em dificuldades financeiras , resolve aceitar a ajuda de Tasha.
LIVRO: O Último Verão de Klingsor
Conto: Alma de Criança
AUTOR : Hermann Hesse
Forma oblíqua do pronome pessoal Tu, utilizada respeitosamente em relação à pessoa de Deus, na oração de graças pelo almoço, pronunciada pelo pai do narrador.
LIVRO: Os Lusíadas
AUTOR : Luís de Camões
Epíteto dado tanto a Baco quanto a Hércules, por terem os dois nascido em Tebas (Canto I, - 73, Canto VI, - 25, Canto VIII - 3, referentes a Baco; Canto III-18, referente a Hércules).
LIVRO: Outras Histórias dos Bruzundangas
AUTOR : Lima Barreto
Duração das coisas e seres, período decorrido. padrão e medida das épocas e eras.
Citado na epígrafe que abre a narrativa (discurso do acadêmico Coelho Neto na inauguração da piscina do Fluminense F.C., usando de liberdade poética).
LIVRO: Em Busca do Tempo Perdido
AUTOR : Marcel Proust
O Tempo, ao lado da Memória, embora ambos abstratos, é o principal personagem da volumosa obra de Marcel Proust. Em seus 7 volumes , de uma forma um tanto autobiográfica, o autor procura demonstrar como tempo é implacável, apagando e desfazendo afetos e relações ao longo dos anos, modificando as pessoas e deixando apenas o legado da Memória, que funciona como um gatilho e reacende a perspeciva do Amor.
CRÔNICA: Dies Irae
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Desconhecida que prestou solidadriedade quando Clarice esteve internada, se recuperando das queimaduras do incêndio em seu apartamento, agora liga para a autora, sugerindo que não escreva nada no jornal sobre isto, preservando para seus leitores a imagem que eles têem dela, nos livros e e em suas crônicas diárias.
LIVRO: Água Viva
Terceiro planeta do Sistema Solar e que tem a Lua como único satélite.
A autora penetra em um mundo escuro, "gutas extravagantes e perigosas, talismãs da Terra, onde se unem esralactites, fósseis e pedras." (2ª edição, Círculo do Livro, SP, 1976)
LIVRO: A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes
AUTOR : Dostoievski
Após dominar completamente a vida e os habitantes de Stepántchikovo, o agregado Fomá Fomitch passa a demonstra seus conhecimentos e exibir sua cultura das mais diversas maneiras , inclusive para "explicar a seus ouvintes a forma pela qual a Terra gira em torno do Sol". (Tradução de Lucas Simone, SP, Editora 34, 2014. 2ª edição)
CRÔNICA: Cosmonauta na Terra
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
A autora tece considerações sobre nosso planeta, ao analisar o voo espacial de Gagarin. Afirma que de agora em diante não usará mais as expressões "o mundo" ou "Mapa Mundial", inclinando-se para a expressão "meu mundo" ."A Terra é azul para quem a olha do céu."
LIVRO: Outras Histórias dos Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Mencionada aqui em contraponto poético com o Céu, na epígrafe que abre a narrativa (discurso de Coelho Neto na inauguração da piscina do Fluminense F..C.):
" A solenidade que aqui nos reúne e para a qual foram convocados os poderes do Céu e da Terra, e o mar, é de tanta magnitude que a não podemoa avaliar senão rastreando, através das sombras do Tempo, a sua projeção no Futuro." (Os Bruzundangas/ Outras Histórias dos Bruzundangas, SP, 1985. Editora Ática).
Historiador, Professor de Grego e tradutor, de nome completo Jean Terrasson (1670-1750). Erudito pertencente à Academia Francesa de Letras, é mencionado por Voltaire como tradutor de Diodoro da Sicília, no verbete referente a este.
LIVRO: Artigos Diversos
ARTIGO: MIlagres do Brasil
AUTOR : Érico Veríssimo
Romancista alemão (1875-1955), nascido em Lübeck. Um dos grandes nomes da Literatura Alemã e um dos expoentes do Modernismo alemão. Autor de "A Montanha Mágica", "Os Buddenbrook" e "Morte em Veneza".
Primeiro de uma longa de escritores citados por Veríssimo, que têm em comum o fato de haverem escrito histórias onde a ação se imita a um espaço restrito, como uma ilha ou um hotel. No caso de Mann, o sanatório em Davos onde transcorre a ação de "A Montanha Mágica".
CONTO: O Tigre de São Pedro
LIVRO: O Último Adeus de Sherlock Holmes
AUTOR: Conan Doyle
Episódio passado no fim de 1892. Holmes e Watson são procurados por John Scott Eccles, que lhes narra o intrigante caso do assassinato do dono da pensão onde Eccles foi convidado a se hospedar. A investigação, que envolve muitos suspeitos, especialmente da criadagem de origem estrangeira, conduz até um ex-governador de um país da América Central, tirano e sanguinário, chamado Don Murillo, cognominado O Tigre de São Pedro.
LIVRO: As Alegres Comadres de Windsor
AUTOR : William Shakespeare
Pai de Ana Page, que na peça é disputada por três cavalheiros diferentes. Page tem predileção por sir Hugo Evans. É procurado por este, junto com Slender e seu tio Shallow para que arranje o casamento da filha com Slender. Oferece um jantar aos cavalheiros, que se unem num comum acordo contra a prepotência de Sir John Falstaff.
O ator David Wailiams, como Tommy Beresford, em Parceiros no Crime, produção da BBc
LIVRO: M ou N?
Uma das principais e mais estimadas criações de Agatha Christie, o detetive Tommy (Thomas) Beresford aparece em diversas obras da autora, formando uma dupla investigadiva com sua esposa, Tuppence. Soma-se, portanto, à lista de grandes investigadores policiais da autora: Hercule Poirot, Miss Marple, o Sr, Quin e outros.
O casal apareceu pela primeira vez em O Inimigo Secreto, após fundarem a firma de detetives Os Jovens Aventureiros. Voltam a aparecer em aventuras no período entre Guerras, em outras obras, envolvendo espionagem e segredos de Estado: Sócios no Crime e Portal do Destino. A dupla segue uma linha mais patriótica, participnado, assim, do esforço de guerra. O casal possui dois filhos, Derek e Deborah. Com frequência Tommy passa por situações de extremo perigo.
Em M ou N? o casal é procurado por um homem chamado Grant, que oferece a Tommy uma proposta de emprego, na verdade uma missão com a finalidade de descobrir a verdadeira identidade de dois agentes nazistas que se escondem sob as siglas M e N. A proposta é a de que apenas Tommy se mude para a Escócia, sem Tuppence, mas esta consegue se associar à investigação, disfarçada.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR : José de Alencar
Apelido do pescador Antônio, quando criança, época em que encontra Francisco, o leproso - o "Lázaro" da história - travando com este amizade e recebendo do mesmo o encargo de cuidar de seus diários pessoais, após sua morte.
LIVRO: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres
AUTORA : Clarice Lispector
Pronome possessivo feminino, na 2ª pessoa do singular.
Neste trecho Lóri, principal personagem do romance, tem um momento de crise espiritual e busca rezar, atendendo a uma sugestão de Ulisses:
"...faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha..." (dirigindo-se a Deus).
CRÔNICA: Prece por um Padre
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Pronome possessivo feminino, 2ª pessoa do singular. Aqui Clarice dirige-se a Deus, invocando proteção para o Padre X...:
"..faze com ele sinta que Tua mão está dada à dele."