Oitava letra do alfabeto português, sexta das consoantes. Atualmente é considera da uma letra diacrítica, isto é, possui valor sonoro quando comõe os dígrafos.
LIVRO: H - Nosso Herói
AUTOR : Ziraldo
A letra H possui um cinto de força que o torna superior aos demais. Certo dia, porém, o cinto desaparece misteriosamente, o que a leva a ventura em busca do culpado.
Livro: Grande Hotel
Autora: Vicki Baum
Antigo ex-funcionário da Indústria Algodoeira Saxônia S.A., mencionado na discussão entre o Sr. Kringelein, funcionário da mesma e seu patrão, o Sr. Preysing, lembrado como um exemplo de descaso e abandono.
Livro: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Palavra de origem árabe que significava "os seguidores do haxixe". Do árabe haxxixin passou ao persa hassassin e deste ao francês assassin, aquele que mata violentamente. No texto Janus, o matador profissional , reflete sobre a condição de seus antepassados.
LIVRO: Os Quatro Grandes
AUTORA: Agatha Christie
Capitão Arthur Hastings, militar que acompanha Hercule Poirot em muitas de suas investigações.
Em Os Quatro Grandes a dupla tenta decifrrar a identidade de quatro poderos criminosos internacionais.
LIVRO: Um Acidente e Outras Histórias
CONTO: Um Acidente
AUTORA: Agatha Christie
Veterano Capitão da marinha que ouve de seu amigo, o inspetor policial Evans a suspeita de que a Sra. Merrowdene, a ele apresentada, é, na verdade uma assassina que escapou à justiça, vivendo agora com outro nome, casada outra vez. Haydock procura dissuadí-lo de uma tarefa perigosa e inútil, tentando não se envolver no caso.
LIVRO: O Encontro Marcado
AUTOR: Fernando Sabino
Psicanalista, escritor, poeta e ativista social de esquerda (1914-1988), nascido em Belo Horizonte. Pertenceu ao grupo dos cronistas mineiros (Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos).
Grande amigo de Fernando Sabino, tem um trecho de carta sua citado omo epígrafe do romance "O Encontro Marcado."
LIVRO: Ópera dos Mortos
AUTOR: Autran Dourado
Filósofo grego (500 a.C. - 450 a.C.), nascido em Éfeso (atual Turquia), da linha dos pré-socráticos, cognominado "O Pai da Dialética". De suas obras sobreviveram apenas alguns fragmentos. Sua obra mais importante é Sobre a Natureza.
O livro abre com uma epígrafe sua, do Fragtmento 93, segundoa catalogação de Hermann Diels.
O ator David Suchet, como Hercule Poirot. Sua caracterização do detetive belga é considerada a melhor e mais próxima dos romances de Agatha Christie.
LIVRO: Os Quatro Grandes
AUTORA: Agatha Christie
A mais famosa criação literária de Agatha Christie, o detetive mais conhecido e amado da literatura policial - emparelhando-se assim, com Sherlock Holmes, do também britânico Conan Doyle. Poirot é de nacionalidade belga, e é descrito como um homem de meia-idade, de estatura baixa, com uma cabeça em formato de ovo, bigodes retorcidos e bem cuidados, e de olhos verdes. Caracteriza-se também por suas atitudes excêntricas em público e por usar com frequência de expressões francesas. A autora teria se inspirado em uma pessoa real, um homem de aparência exótica que encontrou em um campo de refugiados.
Seu método de trabalho é o que ele chama de ativar as "pequenas células cinzentas do cérebro", quando está profundamente concentrado, e mesmo transtornado em meio a uma investigação que aparentemente não chega a seu termo. Ao contrário de Sherlock Holmes e de grande parte dos detetives mais conhecidos da literatura policial, Poirot não se baseia em pistas deixadas pelos criminosos nem deduções matemáticas. Sua lógica é a do "crime adormecido", princípio vigente na maioria da sobras em que aparece: um crime mal resolvido no passado voltará a atormentar a consciência dos sobreviventes; por outro lado, um criminoso pertinaz atacou no passado, e o fará novamente, até ser apanhado.
A primeira narrativa em que Poirot aparece é O Misterioso Caso de Styles, publicada em 1920. O caso se passa em uma pensão, e Poirot está acompanhado de seu fiel amigo, o Capitãlo Arthur Hastings, com quem dividirá a cena em inúmeros romances subsequentes. Em 1975 Agatha Christie publica Cai o Pano, a aventura final de Poirot e Hastings, de volta à mesma pensão onde tudo começou. Poirot, velho e em estado terminal, resolve brilhantemente seu último caso, fechando assim um longo ciclo de investigações de muitos anos.
Em Os Quatro Grandes temos a dupla mais uma vez reunida, numa narrativa frenética, movimentada, de pouca conversa e muita ação, na tentativa de decifrar a identidade secreta de quatro poderosos barões internacionais do crime que procuram dominar o mundo.
LIVRO: Ópera dos Mortos
AUTOR: Autran Dourado
Filólogo e historiador alemão (1848-1922), nascido em Wiesbaden. Especializou-se na pesquisa de escritos e documentos do período pré-socrático da cultura grega. em 1903 publica Os Fragmentos dos Pré-Socráticos, obra clássica e referencial no gênero.
A Abertura do livro é uma citação de Heráclito, catalogada por Diels como Fragmento 33.