Terceira letra do alfabeto latino. Segunda consoante. Consoante oral surda, oclusiva (antes de a, o e u) e fricativa (antes de e e i).
LIVRO: Um C em Concerto
AUTOR: Ziraldo
Convencido de sua importância entre as letras do alfabeto, conhecido por elas como um sujeito prepotente e comilão, o C vive com a preocupaçção de se tornar um nada. Recebe então a ajuda do X para superar suas dúvidas.
LIVRO: Emília no País da Gramática
AUTOR: Monteiro Lobato
Na chegada da turma do Sítio ao País da Gramática, o som da letra C é um dos primeiros percebidos por Pedrinho.
LIVRO: As Letras Falantes
AUTOR: Orígenes Lessa
No capítulo X - "O C CORRE PERIGO" - a letra S sente-se invadida pela predominância do C e jura vingança contra este, aliiando-se depois ao K. O C é informado da situação no capítulo XVIII. É defendido pelas letras L e Q (capítulo XIX), que o veem como uma pessoa legal e colaboradora.
LIVRO: O Jogador Desaparecido e Outras Histórias
CONTO: Charles Augustus Milverton
AUTOR: Conan Doyle
Iniciais de Charles Augustus Milverton, o rei dos chantagistas, impressas em um cartão de visita endereçado a Sherlock Holmes, anunciando sua visita ao famoso detetive britânico.
LIVRO: O Encontro Marcado
AUTOR: Fernando Sabino
Uma das tirânicas exigências do menino Eduardo Marciano;
"...Quede meu Caderno? Quede minha borracha? Tem ladrão nesta casa."
LIVRO: A Barca de Gleyre - 1º Volume
AUTOR: Monteiro Lobato
Apelido afetuoso e sarcástico com que Monteiro Lobato se refere ao seu grupo acadêmico. Este se reunia na república de estudantes do Largo de São Francisco e era conhecido como o MInarete. Na foto, da esquerda para a direita: Lino Moreira, Tito Lívio, Albino Camargo Neto, Godofredo Rangel, Cãndido Negreiros, Raul de Freitas, Monteiro Lobato e Ricardo Gonçalves.
Cainçalha = matilha de cães ferozes.
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de José Condé)
Chefe de reportagem do Jornal da Manhã que confia ao repórter Providônio de Melo a tarefa de investigar "O Mistério dos MMM", e que depois comunica o sumiço deste ao Delegado Dr. Brasil.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Fundado em 1850 com o nome de Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento do Carmo de Santo Antônio de Olinda popularmemte conhecido como Igreja do Carmo de Olinda. Foi destruído na época da invasão holandesa, em 1631 e teve sua reconstrução iniciada a partir de 1654.
No início da história o narrador, um jovem acadêmico de Olinda, vagueia pela noite e vai meditar nas ruínas do convento.
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de José Condé)
Instituição hospitalar onde estava internado o escroque espanhol D. Mihail de espronceda y Bargonoff, e que vem a falecer , vítima de edema agudo. A notícia deixa em desespero o investigador, o Dr. Brasil, que via nele a última esperança para desvendar o "Mistério dos MMM" (Capítulo XI, escrito por Rachel de Queiroz).
LIVRO: Um Drama à Beira-Mar
AUTOR: Balzac
Júlio César, General e político romano (100 a.C. - 44 a.C.). COnsideraod um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, além de influente político, Tornou-se Ditador e depois Cônsul de Roma. Durante as Guerras Gálicas expandiu as fronteiras do Império romano até a Britânia (Inglaterra), Gália (França) e Germânia (Alemanha). Seu crescente prestígio político e militar causou despeito em seus adversários e antigos aliados, como Crasso.
Entendendo que a Guerra na Gália havia terminado, os senadores romanos exigiram de César a dissolução de seu exército. É quando acontece a célebre travessia do Rio Rubicão, sob risco de sua prória vida, desobedecendo o Senado e entrando em Roma. Inicia-se assim a Guerra Civil romana, comaa vitória de César e sua ascensão como Ditador. Seus opositores, liderados por um sobrinho chamado Brutus, o mataram no átrio do Senado.
A vida de Jùlio César é celabrada em inúmeras produções teatrais e livros poéticos, como Júlio César, de William Shakespeare.
Balzac aqui o coloca ao lado de Newton e Napoleão Bonaparte, na galeria dos "homens favorecidos pela natureza", "os maiores entre os grandes homens."
LIVRO: Outras Histórias dos Bruzundangas
AUTOR: LIma Barreto
Espaço geofísico que envolve a Terra; pode significar as duas divisões da atmosfera, a estratosfera e a ionosfera; também o orbe sideral. Poeticamente está em oposição à Terra, como na citação que abre a narrativa. Trata-se de um discurso hiperbólico do acadêmico Coelho Neto, desafeto de Lima Barreto, na inauguração da piscina do Fluminense F.C.:
" A solenidade que aqui nos reúne e para a qual foram convocados os poderes do Céu e da Terra, e o mar, é de tanta magnitude que a não podemoa avaliar senão rastreando, através das sombras do Tempo, a sua projeção no Futuro." (Os Bruzundangas/ Outras Histórias dos Bruzundangas, SP, 1985. Editora Ática).
LIVRO: Gênesis
AUTOR: Moisés
Segundo elemento a ser criado por Deus, no segundo dia da Criação (Gênesis 1:8). Compreende o firmamento, todo o espaço que envolve a terra, e mais além; a atmosfera, espaço visível, região das nuvens; a estratosfera, região exterior da Terra, e o espaço sideral, contendo as galáxias e astros.
Em diversas passagens das Escrituras é informado que esses Céus terão fim, como em Isaías 65;17; Pedro afirma que eles se desfarão, incendiados ( II Pe 3: 13) e que novos céus e nova terra aguardam os salvos em Cristo, o que se cumpre plenamente em Apocalipse 21: 1. Jesus afirma que "passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Mateus 24: 35 ).
LIVRO: O Coronel Chabert
AUTOR: Honoré de Balzac
Comandante de um regimento de infantaria, herói nacional de guerra, é dado como desaparecido na batalha de Eylau, em território russo, nova investida de Napoleão, após conquistar a Prússia. Sobrevive, depois de passar horas empilhado com cadáveres de outros soldados. A0 tentar provar sua identidade, é dado como louco e preso em Stuttgart. Tentando retornar à casa, passa por muitas dificuldades, sendo sempre desprezado por todos.
Chegando em Paris, encontra sua mulher casada com outro homem e com dois filhos deste. Todos o julgam louco ou oportunista. Chabert procura o advogado Derville e expõe-lhe sua situação. Inicia-se uma tentativa de reabilitação de Chabert.
CRÔNICA: Chacrinha?!
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Abelardo Barbosa (1917-1988), radialista e apresentador de televisão, nascido em Surubim, Pernambuco. Celebrizou-se por seus programas Buzina do Chacrinha, Cassino do Chacrinha e Discoteca do Chacrinha, apresentados entre os anos 50 e 80. Carismático e inovador, revelou em seus programas de calouros grandes nomes da MPB e da televisão. Suas frases de efeito, seu vestuário e sua ousadia em público geraram debates e o colocaram como um grande fenômeno midiático dos anos 70.
Nesta crônica Clarice confessa que foi convencida a assistir um de seus programas e que ficou profundamente constrangida com o sadismo do apresentador, além dae achar humilhante o modo como seus calouros aparecem ao vivo.
CONTO: Charles Augustus Milverton
LIVRO: O Jogador Desaparecido e Outras Aventuras
AUTOR: Conan Doyle
Como o descreve Sherlock Holmes, "o pior homem de Londres." Trata-se de um escroque aparentemente acima da lei, "o rei dos chantagistas." Chantageia pessoas ricas ou influentes com cartas comprometedoras. Milverton procura Holmes a respeito de Lady Eva Brackwell, que tem um casamento marcado para breve, e Holmes quer negociar cartas que a comprometem, para que não seja arruinada.
Ele é descrito como "cerca de cinquenta anos, uma grande cabeça de intelectual, rosto redondo e um perpétuo sorriso." Há um confronto físico entre os dois, mas MIlverton consegue fugir. Holmes e Watson invadem a casa de Milverton em busca dos documentos, mas antes que possam agir, alguém justiça MIlverton pelas próprias mãos.
Chevrolet modelo anos 60
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de João Condé)
Companhia automobilística fundada em 1911 pelo ex-piloto de corrida suíço Louis Chevrolet (1878-1941). Por antonomásia, qualquer automóvel pertencente a esta marca. No Brasil a marca está desde 1925.
No Capítulo IX (escrito por Orígenes Lessa) é o automóvel utilizado numa emboscada para matar Ranulfo na Praia do Pinto, segundo o testemunho de um homem chamado Belisário da Silva.
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Filha do Cel. Zé Maria Pedrosa e de D. Maria Luísa. O pai enriqueceu na compra de um bilhete de loteria , e agora a família vive uma vida de riqueza, luxo e gastos extravagantes. Chinita leva uma vida mundana , de mimo e sofisticação., espelhada na vida dos artistas hollywoodianos - sua obssessão. Ambiciosa, vulgar e vaidosa, leva uma vida sexual ativa, sendo amante de Salustiano Rosa.
LIVRO: A Viúva Simões
AUTORA: Júlia Lopes de Almeida
Companhia prestadora de serviços fundada em 1853 pelos empresários João Frederico Russell e Joaquim Pereira Viana de LIma Júnior, no Rio de Janeiro. Foi firmado um contrato entre o Governo Imperial e os dois empresários para limpeza das residências e dos esgotos pluviais da cidade, durante noventa anos. O nome completo da empresa era Companhia Rio de Janeiro City Improvments.
No livro é informado que a Companhia ficava no Catete:
....Todo o bairro do Catete, com as suas ruas elegantes, parecia imerso numa grande paz. A esguia chaminé da City Improvments não sujava o ar com seu fumo, denegrido e infecto."
A atriz Christiane Hörbiger,como Claire Zachanassian, no filme de 2008, "A Visita da Velha Senhora"
LIVRO: A Visita da Velha Senhora
AUTOR: Friedrich Dürrenmatt
A personagem mais famosa de Dürrenmatt, símbolo de determinação e vingança, misto de Medeia e Antígona, uma das mais fortes mulheres da dramaturgia universal.
Aos 17 anos Kläri Wäscher foi obrigada a deixar sua cidade natal, a pequena vila de Güllen. Seduzida, engravidada e abandonada por um homem chamado Alfred Ill, nem mesmo teve a justiça do seu lado. Torna=se uma prostituta e casa-se várias vezes seguidas. De seu primeiro marido , Zachanassian, herda uma considerável fortuna, que lhe possibilita levar a cabo sua vingança planejada há longo tempo.
Retornando a Güllen após 40 anos, agora com o nome de Claire Zachanassian, aclimata-se na cidade e conquista aos poucos a simpatia dos moradores. É então que oferece uma polpuda recompensa para quem matar Ill, agora um dos proeminentes homens da cidade.
Foi com base nesta história que Jorge Amado escreveu "Tieta do Agreste".
LIVRO: A Bela e a Fera
Primeiro nome da autora. Nome com que assina a Nota que antecede as narrativas. Na realidade o nome verdadeiro de Clarice Lispector, de origem judaico - ucraniana, é Chaya Pinkhasovna Lispector.
LIVRO: A Hora da Estrela
AUTORA: Clarice Lispector
Assinatura completa da autora na dedicatória da narrativa:
DEDICATÓRIA DO AUTOR (NA VERDADE CLARICE LISPECTOR)
LIVRO: Clarissa
AUTOR: Érico Veríssimo
Personagem homônima e central do romance publicado em 1933, e que proporcionou a Érico Veríssimo seu primeiro grande sucesso literário e o reconhecimento do público e da crítica.
Clarissa é uma adolescente que vive em Jacarecanga, fictícia cidadezinha do inteiror gaúcho. Mora na pensão de Dona Zina, onde transcorre toda a história. Alegre, luminosa, otimista e ingênua, é uma quase Pollyanna brasileira. Ela ainda aparecerá em mais três romances de Veríssimo: Música ao Longe, já adulta, exercendo o ofício de professora; e Um Lugar ao Sol, romance mais focado na pessoa de Vasco, seu noivo; e em Saga, romance que focaliza a experiência de Vasco na Guerra Civil Espanhola e em sua vida conjugal.
O nome da personagem foi baseado na própria filha do autor, Clarissa Veríssimo.
CRÔNICA: Amor Imorredouro
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Jovem de uma cidadezinha espanhola, mencionada na conversa da autora com um motorista de táxi. Este, após a morte da moça, muito abatido, emigra para o Brasil e se estabelece depois como comerciante, voltando a ter caso com outras mulhers, mas sem sentir amor.
LIVRO: Outras Histórias dos Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Henrique Maximiliano Coelho Neto (1864-1934), romancista, e poeta nascido em Caxias, Maranhão. Fundador da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras. Poeta parnasiano, um dos vultos literários mais destacados do início do século XX, com grande atuação social e cívica. Autor de vasta obra, completamente esquecido hoje. Eleito pelo Modernismo como símbolo de decadência literária, foi o escritor mais atacado após a Semana de Arte Moderna.
Lima Barreto o teve como grande desafeto, chamando-o inclusive de "Histrião ou literato?" em um de seus artigos. O motivo foi o discurso pronunciado na inauguração da piscina do Fluminense F.C. (que abre a narrativa); Lima achava que um escritor do porte de Coleho Neto não poderia se envolver em tamanha futilidade. (Valentim Facioli, Républica dos Bruzundangas: Por que não me ufano de meu país, in Os Bruzundangas. SP,1985, Editora Ática)
ÓPERA: Rienzi
AUTOR: Richard Wagner
Nobre italiano , na Roma do Século XV. Irmão de Irene, que é desejada por Adriano, membro da família Colonna, rival dos Rienzi. Apesar das diferenças - Rienzi teve um irmão assassinado pelos Colonna - os dois fazem uma aliança política, o que leva Rienzi à condição de tribuno. Com o tempo, o acirramento dos adversários e a agitação popular leva a aliança ao desgaste.
ARTIGO: O Charuto
LIVRO: Literatura do Minarete
AUTOR: Monteiro Lobato
Nobre do interior paulista, personagem importante da juventude de Monteiro Lobato em Taubaté. É em uma recepção em sua residência que Lobato, acompanhando os demais, fuma pela primeira vez, desenvolvendo depois o vício do tabagismo.
LIVRO: O Inimigo Secreto
AUTORA: Agatha Christie
Título de um anúncio de jornal que deve ser publicado no Times de Londres, na seção de classificados pessoais, peor um misterioso homem , em vias de perecer no naufrágio do Lusitania, em 1915. A oferta é feita a uma moça, prestes a embarcar nos botes de salvamento, e que mais tarde se revelará como Jane Finn; peça-chave do mistério que Tommy e Tuppence tentam resolver. O anúncio é uma confirmação de que ela deverá levar os documentos recebidos do homem à Embaiuxada Americana.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Auguste Comte (1798 - 1857), filósofo francês, considerado o Pai da Sociologia. fundador da corrente de pensamento conhecida como Positivismo, a qual afirma va o poderio da Ciência sobre a religião e preconizava uma nova era para a humanidad e baseada no trabalho, no progresso e e na força de vontade, aperfeiçoando o ser humano com o passar das gerações.
Comte é citado na introdução de "Os Bruzundangas " por Lima Barreto, pelo grande impacto que teve entre nós. No texto o autor afima ter conhecido uma pessoa que "tresandava" a Comte, passando de feroz anticlericalista a apaniguado de eclesiásticos.
LIVRO: O FIlho Maldito
AUTOR: Balzac
Jovem senhora, parturiente de primeira viagem, sente as dores do parto iminente. no inicio da narrrativa. Ela dará à luz um filho disfuncional: Estêvão, o "filho maldito."
LIVRO: Um Drama à Beira-Mar
AUTOR: Balzac
Nome de solteira da Princesa Caroline Gallitzin de Genthod, a quem a narrativa é dedicada.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Título dado a Deus, por ter criado todas as coisas, , na terra, no mar e nos céus, em seis dias (Gênesis, Capítulo 1).
Aqui Francisco, o jovem leproso, evoca a figura da mãe falecida e afirma que sua "alma, branca e pura, goza no seio do Criador." ( (Alfarrábios III, Rio, 1957. Livraria José Olympio editora. 4ª edição)
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: LIma Barreto
Prenome de Jesus Cristo, que significa Aquele que salva, o Ungido. Presente na citação bíblica que abre o Capítulo Especial, logo no início do livro:
"Vazios estais de Cristo, vós que vos justificastes pela lei: da graça tendes caído."
São Paulo aos GÁLATAS