LIVRO: As Letras Falantes
AUTOR: Orígenes Lessa
Decima segunda letra do alfabeto latino e português, Décima Consoante , lateral, líquida e alveolar.
Em sua primeira aparição na história, elogia o A por ser a primeira letra do alfabeto, sem ser , contudo, vaidosa. No entanto, pouco depois a mesma letra A tenta mostrar aos colegas o que acontece com a união de algumas letras e toma como exemplo o dígrafo LH, o que faz com que o L (conhecido como Lalau) se sinta constrangida, contudo obedecendo:
"Sempre que o L vê um H pela frente, ele empalidece, fica todo encolhidinho...e muda de som!"
Depois o P confidencia ao A sua ojeriza ao L, por formar palavras nojentas, como Lixo, Ladroeira, Lama, etc., no que o A replica, mostrando ao colega a neleza de palavras como Liberdade e Libélula.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Hendrick Lonck (1568-1634), almirante holandês que liderou a armada holandesa na conquista de Olinda e Recife, em 14 de fevereiro de 1631, vencendo os homens de MatiaS de Albuquerque. Alencar o chama incorretamente de Lecoq, sem explicação plausível.
LIVRO: Os Físicos
AUTOR: Friedrich Dürrenmatt
Sanatório onde estão internados tres pacientes (os "Físicos") que julgam serem Einstein, Newton e Moebious.
LI YAN CHENG
LIVRO: Os Quatro Grandes
AUTORA: Agatha Christie
Chinês, líder dos "Quatro Grandes", o Número 1 da organização.
LIVRO: Para uma Menina Com Amor
Crõnica: Depois da Guerra
AUTOR: Vinícius de Moraes
Referência plural a Lídice, cidadezinha da Tchecoslováuia, totalmente exterminada e arrasada pelo comando nazista, em junho de 1942, em represália pelo assassinato de Heydrich, administrador da região da Boêmia, emboscado por membros da resistência local. Os homens foram todos fuzilados, e as mulheres e crianças enviados para um campo de concentração. O massacre de Lídice causou indignação em todo o mundo, tornando-se símbolo-mor da bárbarie da Segunda Guerra Mundial.
Nesta crônica esperançosa Vinícius de Moraes prefigura o fim da guerra e a reconstrução do mundo e da vida das pessoas, insinuando que "não haverá mais Lídices, não haverá mais Guernicas."
LIVRO: Um Certo Henrique Bertaso/Artigos Diversos
AUTOR: Érico Veríssimo
Escritor e romancista norte-americano (1896 -1956), célebre por seu romance "As Chuvas Chegaram", adaptado para o cinema nos anos 30, com bastante sucesso. O livro é fruto de uma viagem á Índia, onde observou, fascinado, o regime de chuvas e monções na região onde esteve. É citado em companhia de outros autores por Veríssimo, como exemplo de autor que reúne em um mesmo espaço diversas vidas que se cruzam, formando um interessante painel humano.
LÚCIA
LIVRO: Lucíola
AUTOR: José de Alencar
Personagem baseada em Marguerite Gautier, de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho, assim como as demais personagens do romance. Mulher extremamente bonita e o centro das atenções em seu tempo, chamava-se, na verdade, Maria da Glória. Vinda do norte do país com sua família, teve esta atingida duramente pela febre amarela. Torna-se prostituta para sobreviver, sendo expulsa de casa por seu pai.
Lúcia torna-se uma cortesã famosa e rica, admirada pelos homens e invejada pelas mulheres. Conhece Paulo Silva, com quem se envolve e que busca tirá-la da vida mundana. O casal se estabelece em Santa Teresa e vive um período feliz, mas temporário. Ela engravida de Paulo e perde o bebê num aborto. Ao morrer entrega sua irmã Ana para que ele cuide dela.
É descrita como "de talhe esbelto e de suprema elegância...lábio mimoso...fronte límpida...cabelos negros..."