Décima-nona letra do alfabeto português, décima-quinta consoante, oral, surda, fricativa, alveolar.
LIVRO: Hans Staden
AUTOR: Monteiro Lobato
Esta letra proporciona uma divertida confusão fonética, quando Dona Benta, iniciando a narrativa das aventuras de Hans Staden no Brasil, diz para os meninos que o aventuireiro nasceu no Estado de Hesse, na Alemanha:
" - De S? - exclamou Pedrinho, dando uma risada. Que engraçado!
" - Não atrapalhe - disse Narizinho. Assim como em S. Paulo há a Freguesia de Nossa Senhora do Ó, bem pode haver o Estado de S na Alemanha. Em que o O é melhor que o S?
" - Não digam tolices - inrerrrompeu Dona Benta. Esse Estado da Alemanha escreve-se em português H e S S E, diz Hessen em alemão. Nada tem que ver com a letra S."
(SP, Editora Brasiliense,1960, 9ª edição)
LIVRO: A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes
AUTOR: Dostoievski
Filha mais velha do coronel Iegor Ilitch Rostaniév, proprietário da aldeia de Sténantchikovo. Tem doze anos e é irmã de Iliucha, de oito anos. seu nome é um diminutivo de Aleksandra. Desde a morte da mãe é educada num colégio interno em Moscou.
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Proprietário do mercadinho de frutas, que aparece unicamente na cena de abertura do romance.
LIVRO: Os Físicos
AUTOR: Friedrich Dürrenmatt
Rei de Israel, filho do rei Davi. Terceiro rei da nação judaica na linha de sucessão. Conhecido lendariamente pelas grandes riquezas que teve e pela sabedoria jamais vista em nenhum outro homem da terra, nas palavras da Rainha de Sabá, que o visitou.
É mencionado na peça por um dos internos, Moebius, que afirma ter sido visitado pelo espírito do rei judeu, e que este o instruiu a desenvolver um invento que destruirá a vida na Terra.
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Diminutivo de Salustiano Rocha, como ele se apresenta para uma prosituta, em su aparição na história. Rapaz boa vida, amante de Chinita e outras mulheres.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Nome oficial do Tribunal Eclesiástico conhecido como Inquisição, e vigente em Portugal e na Espanha no século XV. Instalado para combater heresias no seio da Igreja Católica, perseguiu, inquiriu, torturou e sentenciou à morte principalmente judeus, feiticeiras, ladrões, homossexuais e outros desvios da sociedade.
Costuma-se usar a expressão "Santo Ofício" como sinônimo de intolerância. No prefácio de "Os Bruzundangas" Lima Barreto descreve um jovem intelectual que transita pelo Positivismo, pelo anticlericalismo e depois é alçado a um alto grau eclesiástico, tendo "ares de familiar do Santo Ofício."
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Situado em Olinda. foi construído em 1585, com projeto do Frei Francisco dos Santos, e mais tarde destruído pelos holandeses no período da invasão. Foi reconstruído posteriormente. Outra importante parte da história da cidade, rememorada pelo narrador.
Forte de São Jorge, gravura de Joan Bleau, 1630
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Antiga fortaleza reconstruída por Matias de Albuquerque, para resistir às invasões holandesas. Situava-se no istmo entre Recife e Olinda.
O narrador, estudante na Faculdade de Olinda, vagueia pela noite e contempla as ruínas históricas da cidade de Olinda, dentre elas o Forte, um dos símbolos da resistência dos brasileiros contra o invasor estrangeiro. Também conhecido como Forte de São Jorge Velho.
SÃO PEDRO GONÇALVES, IGREJA DE
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Igreja onde foi sepultada a mãe de Francisco, o leproso. Há uma Igreja com este nome, na cidade de João Pessoa, construída em 1843, mas não nos parece ser a mesma. Alencar não dá mais indicações sobre ela.
LIVRO: Água Viva
AUTORA: Clarice Lispector
Do hebraico Satan, adversário. Mais conhecido em termos de Língua Portuguesa como Diabo ou Satanás. Também referido no Novo Testamento como Belzebu .A própria personificação do mal. Príncipe dos demônios, dos principados e potestades (Mateus 12:24-26, Lucas 11: 18). Simbolizado visualmente como "o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo" (Apocalipse 12;9). Também chamado de o Tentador.
Lúcifer, seu nome original, era um "querubim da guarda ungido", "cheio de perfeição e formosura", perfeito em seus caminhos, até o dia em que se corrompeu pela ambição e intentou ser maior do que Deus; foi arremessado à Terra junto com os anjos que incitou em sua rebelião (Ezequiel 28; 11-19, Apocalipse 12: 7-9).
Desde então procura, como objeto de seu ódio, destruir o homem, criatura superior criada por Deus, conseguindo enganar a Adão e Eva no Paraíso. Ciente do plano da salvação em Cristo proclamada por Deus a pártir da queda do homem, procura obstruir o caminho da salvação e desvirtuá-lo, através do paganismo.
No fim dos tempos Satã será aprisionado durante mil anos e lançado no abismo (Apocalipse 20: 1-3). Após este período será solto e convocará as nações a marcharem sobre Jerusalém, sendo, porém, derrotado e lançado no lago de fogo e enxofre, onde já se encontram a besta e o falso profeta (Apocalipse 20; 7-10)
A autora pinta a "marca de Satã" - "mão verde e seios de louro" - aludindo à Idade Média, à alquimia e às feiticeiras.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Nome mais completo e mais comum para Satã.
Ao encontrar-se com Úrsula, a menina das Ave Marias, Francisco recebe no rosto as pétalas da roseira que esta desfolha. cai em si, tem consciência de sua precária situação e compara-se a "Satanás submergido nas trevas pela mão do Sempitetno."
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Lasar Segall (1899-1957). Pintor, gtravador e escultor, nascido na Lituânia e emigrado para o Brasil. Um dos grandes nomes do Modernismo na pintura.
Ao advogar para si o direito de usar da caricatura para criar suas personagens, o Autor faz um paralelo com alguns expoentes da pintura moderma, como Segall, Portinari e Di Cavalcanti, cuja aparente deformação em seus quadros pode representar uma inconformidade com a sociedade em que vivem.
LIVRO: Os Demônios
AUTOR: Dostoievski
Beato e profeta, um dos "loucos de Cristo". Dostoiveski se inspirou em Ivan Iákovlevitch Koriêicha (1780-1861) para compor esta personagem.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar.
Qualidade do que é eterrno, durável (sempre + eterno). Um dos atributos de Deus, aqui colocado em confronto com Satanás, na consciência de Francisco, ao receber no rosto as pétalas da roseira desfolhada por Úrsula.
LIVRO: Madame Bovary
AUTOR: Gustave Flaubert
Advogado de defesa de Emma Bovary, em seu julgamento por adultério.
LIVRO: Deuteronômio
AUTOR: Moisés
Pronome de tratamento e forma respeitosa e invocatória do nome de Deus. fórmula mais comum nas Escrituras. Costuma ser grafada em caixa alta na maoria das traduções.
LIVRO: O Último Verão de Klingsor
CONTO: Alma de Criança
AUTOR: Hermann Hesse
O pai do menino protagonista do conto, admirado e sobretudo temido por este, invoca o nome de Deus nesta forma respeitosa, no momento das graças no almoço da família.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
. Invocação do nome de Deus por Tonico, o velho pescador, no primeiro contato com o narrador:
"Bendito e louvado seja o Senhor! foi a saudação que me dirigiu." (RJ, Livraria José Olympio Editora. 4ª edição, 1957)
LIVRO: Um Acidente e Outras Histórias
AUTORA: Agatha Christie
Nome de solteira de Alix Martin, descrita então como "uma jovem eficiente, organizada, de maneiras um tanto secas, obviamente capaz, decidida" (Tradução de Maria Aparecida Moraes Rego, Nova Fronteira, RJ, 1978, p.7). Neste periodo trabalhou como estenógrafa dos quinze aos trinta e três anos, sustentando a mãe inválida. Após receber uma herança imprevista, ganha sua independência financeira.
LIVRO: Deuteronômio
AUTOR: Moisés
Rei dos amorreus, que se opôs à passagem dos israelitas por suas terras, causando assim um confronto armado direto entre as duas nações, e causando sua derrota e postrior incorporação de seu reino ao povo hebreu (Números 21:21-30).
No início do livro de Deuteronômio Moisés relembra aos filhos de Israel as conquistas militares e os reis derrotados (Seom, rei dos amorreus, e Ogue, rei de Basã).
LIVRO: Casino Royale
AUTOR: Ian Fleming
Organização britânica de espionagem e contra-espionagem a que está ligado o detetive James Bond, cujo código de identificação é 007. Aqui comenta-se que o Serviço Secreto atuante na região do Caribe colocou a seu serviço um poderoso e influente editor de um conhecido jornal.
LIVROS:
__The Adventures of Sherlock Holmes
__O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes
__O Cão dos Baskervilles
__The Case-Book of Sherlock Holmes
__O Enigma do Coronel Hayter e Outras Aventuras
__Um Estudo em Vermelho
__His Last Bow
__O Jogador Desaparecido e Outras Aventuras
__The Memories of Sherlock Holmes
__O Mistério do Vale Boscombe e Outras Aventuras
__A Nova Catacumba
__O Ritual Musgrave e Outras Aventuras
__O Roubo da Coroa de Berilos e Outras Aventuras
__O Signo dos Quatro
__O Último Adeus de Sherlock Holmes
__O vale do Terror
__A Vampira de Sussex e Outras Aventuras
__A Volta de Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyle
Lançado na revista britânica Beeton's Chrstmas Annual, em 1887, no conto Um Estudo em Vermelho, logo alcançou grande popularidade. Sherlock Holmes é o mais notório exemplo de ficção que se confunde com a realidade. Seu endereço, na Rua Baker Street,221B, em Londres, tornou-se "real" e abriga hoje o Museu Sherlock Holmes, um dos endereços mais visitados do planeta.
Sua popularidade pode ser medida ainda pelo apreço dos fãs. Seu criador, Arthur Conan Doyle, após enfastiar-se do personagem, traçou seu destino final. Holmes morre em um conflito com seu arqui-inimigo, o Professor Moriarty. Mas um grande número de pessoas, indignadas, escreveu para os jornais em que os contos eram publicados, não aceitando o fato. Conan Doyle foi obrigado a ressuscitá-lo em a A Volta de Sherlock Holmes.
Seu acompanhante na história, o Dr. Watson, também tornou-se não menos famoso. É ele quem narra os casos, fazendo contraponto com o brilhante raciocínio de Holmes. O bordão "Elementar, meu caro Watson!", dito por Holmes, aparece já em seu primeiro caso, Um Estudo em Vermelho. Outras personagens recorrentes são o Professor Moriarty, encarnação dos males da época, Mycroft, irmão do detetive e Lestrade, Inspetor da Scotland Yard.
O visual típico de Sherlock Holmes consiste em um sobretudo e um boné em xadrez. O cachimbo é outra distintivo clássico. Ele toca violino nas horas vagas e alguns contos fazem menção ao hábito da cocaína.
LIVRO: Bobók
AUTOR: Dostoiévski
Personagem que, no início da narrativa, procura o narrador, Ivan Ivanóvitch, com a finalidade e o criticar, como os demais. Acusa-o de nunca estar sóbrio., o que dá ensejo a Ivanóvitch iniciar sua defesa perante os leitores de tudo quanto vem suportando. É, pois, uma alusão aos diversos críticos de Os Demônios, a obra mais polêmica de Dostoievski.
LIVRO: Água Viva
AUTOR: Clarice Lispector
Nome fictício do deus que a autora cria para sua própria cosmogonia, em contraponto com a deusa Amptala.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES
LIVRO: Linhas da Imaginação
AUTOR: Zilda Cormack
Agremiação a que pertence a autora, fato relatado na intodução do livro.
LIVRO: Além do Bem e do Mal
AUTOR: Nietzsche
Filósofo grego (470 a.C - 399 a.C.), o mais importante de todos os filósofos da Antiguidade, antecessor de Platão e Aristóteles, e disseminador do pensamento e da cultura gregas. Seu princípio filosófico mais conhecido é o "Conhec-te a ti mesmo."
Odiado por Nietzsche e contestado por este ao longo de toda a sua obra. No prefácio de "Além do Bem e do Mal" o filósofo alemão já o aponta como "mau" e "corruptor".
LIVRO: Casino Royale
AUTOR: Ian Fleming
Hotel fictício, localizado às margens do Sena Inferior, em Paris, onde transcorre a ação inicial do livro.
LIVRO: O Cadáver Atrás do Biombo (Obra em co-autoria com diversos autores de suspense policial)
AUTORA: Agatha Christie (autoria do segundo capítulo)
Chefe da família Ellis; Sua mulher, a Sra Ellis, os filhos Robert e Amy, Wilfred, noivo de Amy e um agregado, o pensionista Dudden. É em sua residência que ocorre o crime que envolverá a todos.
CONTO: O Chalé do Rouxinol
LIVRO: Um Acidente e Outras Histórias
AUTOR: Agatha Christie
Gerald Martin, marido de Alix,a protagonista do como. Referido desta maneira por George, o jardineiro, ao justificar sua surpreendente aparição fora de seus dias normais de trabalho.
Retrato da Baronesa James Rotschild, 1848. Ingres, óleo sobre tela.
LIVRO: O FIlho Maldito
AUTOR: Balzac
Betty von Rotschild (1805-1886), esposa do banqueiro James Mayer de Rotschild. Influente na sociedade de seu tempo, foi uma importante mecenas das artes. O pintor Ingres a retratou em um famoso quadro. Balzac lhe dedica esta narrativa.
LIVRO: O Cadáver Atrás do Biombo (Obra em co-autoria com diversos autores de suspense policial)
AUTORA: Agatha Christie (autoria do segundo capítulo)
Casada com o Sr. Ellis, mãe de Robert e Amy, que está prometida em casamento a Wilfred. Acolhe Dudden como pensionista.
LIVRO: O Cadáver Atrás do Biombo (Obra em co-autoria com diversos autores de suspense policial)
AUTORA: Agatha Christie (autoria do segundo capítulo)
Antiga empregada da família Ellis, tem estranho comportamento ao atender Wilfred à porta, no dia do crime.
LIVRO: Um Gato enre os Pombos
AUTORA: Agatha Christie
Stella Kirwin (Nome de solteira: Monck), segunda esposa do arqueólogo Laurence (Larry) A. Kirwan (1907-1999) , com quem casou em 1942. Ao casal é dedicada esta obra. Possíveis amigos próximos do casal Max (arqueólgo) e Agatha. Falecida em 1997.
LIVRO: Stella
AUTOR: Goethe
Personagem central da peça de mesmo nome, escrita em 1805, estreada em Weimar em 1906 e publicada em 1816.
Quando criança, a Baronesa Stella, agora vivendo na Córsega, teve a filha, Mina, sequestrada por seu próprio pai, Fernando, que na verdade a abandonou. Ele reaparece agora, vindo dos campos de batalha, ao mesmo tempo em que Cecilia e sua filha Lucie vem para uma audiência com a Baronesa. Durante a narrativa fica claro que Fernando, mais tarde se casou com Lucie - que, na verdade é sua filha - perfazendo assim um caso de bigamia. No final Fernando, incapaz de resolver o dilema, mata-se, e Stella morre em seguida.
Na primeira versão da peça os quatro concordam em viver juntos pacificamente.