LIVRO: O Homem do Terno Marrom
AUTORA: Agatha Christie
Famosa bailarina de um cabaré em Paris, emigrada da África do Sul. Na verdade uma espiã, comunica ao Conde Sergius Pavlovitch sua intenção de ir a Londres, além de revelar que ficou com parte dos diamantes de um golpe.
LIVRO: Sapiens - Uma Breve História da Humanidade
AUTOR: Yuval Noah Hariri
TRADUÇÃO: Janaína Marcoantonio
Referência a Napoleão Bonaparte (1769-1821), Imperador da França, considerado o maior conquistador da históriae e um dos símbolos de grandeza política da Europa. Nesta forma plural o autor compara os primitivos caçadores-coletores com figuras modernas da história:
"Os caçadores-coletores podem ter tido seus Napoleões governando impérios da metade do tamanho de Luxemburgo..." (p.71, Editora L& PM, Porto Alegre, 2017. 26ª edição).
LIVRO: O Mistério dos MMM
AUTORES: Diversos (Coordenação de João Condé)
Sobrenome nascimento de uso corrente em Portugal e no Brasil.
Real sobrenome de Myrthes, por parte da mãe, diferente do sobrenome do pai, Carlos Borba. Esclarecimento importante de Tia Maria ao delegado Dr. Brasil, próximo ao desvendamento do crime.
CRÔNICA: O Processo
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Conjunto dos seres vivos - homens, animais e plantas - ecossistemas, fenômenos físicos e recursos naturais do planeta.
Em um diálogo com uma pessoa que parece desistir da vida, a autora afirma que depois do desespero vem a Natureza. |Há aqui uma ligeira confusão entre a Morte e a Natureza; a autora reafirma que a Natureza é a Natureza.
LIVRO: Caminhos Cruzados
AUTOR: Érico Veríssimo
Personagem central do romance Os Ratos, do escritor gaúcho Dyonélio Machado, vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileita de Letras , em 1933.. Citado por Érico Veríssimo no prefácio de Caminhos Cruzados, como uma das principais influências para escrever este romance.
CRÔNICA: O Palavrão no Teatro
LIVRO: A Descoberta do Mundo
AUTORA: Clarice Lispector
Ator e diretor (1941-2017), nascido em São Paulo. Estreou no cinema em 1959, no filme Fronteiras do Inferno. Participou de importantes filmes, como Os Fuzis (1963), A Falecida (1965) e As Confissões de Frei Abóbora (1971). Atuou em novelas como João da Silva, Sol de Verão e Tenda dos Milagres. Com longa carreira no teatro, em 1967 co-dirigiu (ao lado de Fauzi Arap) e atuou na peça Dois Perdios Numa Noite Suja, de Plínio Marcos.
É esta peça que Clarice Lispector comenta, ressaltando a inevitabilidade do palavrão em cena.
Foi casado com as atrizes Joanna Fomm e Via Negromonte.
LIVRO: Um Drama à Beira-Mar
AUTOR: Balzac
Isaac Newton (1642 - 1727), físico e astrônomo britânico, um dos mais reputados cientistas de todos os tempos, cujas teorias e experimentos mudaram a concepção científica de sua época. Formulou as leis do movimento e da gravidade, além de importantes observações no campo da ótica e da mecânica celeste.
Aparece aqui ao lado de Jùlio César e de Napoleão Bonaparte, como exemplos de " homens favorecidos pela natureza", "os maiores entre os grandes homens."
Nimrode. Quadro de David Scott, 1832
LIVRO: Miquéias
AUTOR: Miquéias
Legendário guerreiro e fundador dos reinos da Assíria, Acádia e Babilônia, cuja narrativa aparece no capítulo 10 do Livro de Gênesis, onde se diz que "começou a ser poderoso na terra" e que "foi valente caçador diante do Senhor." Fundou as cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné na terra de Sinear. Depois fundou as cidades de Nínive , Reobote-Ir e Calá, na Assíria. Alguns historiadores o identificam com o Imperador Sargão II. Em alguns textos europeus seu nome aparece como sendo Nino. Flávio Josefo o coloca como o líder da construção da Torre de Babel.
Em Miquéias 5:6 seu nome está associado à "terra de Ninrode", que, junto com a terra da Assíria, serão derrotadas pelo povo de Israel.
LIVRO: A Aldeis de Stepántchikovo e Seus Habitantes
AUTOR: Dostoievski
Patriarca bíblico, cuja história é contada nos cápítulos de 5 a 9 do Livro do Gênesis, e cuja existência chegou a 950 anos. Teve três filhos; Sem, Cam e Jafé, cujas descendências povoaram a terra após o dilúvio. Seu nome é sempre associado ao dilúvio universal mandado por Deus para castigar o mundo, e sempre relacionado com a arca que foi encarregado de construir, e na qual se salvou da catástrofe com sua família. É considerado um herói da fé (Hebreus 11;7). Jesus compara os dias de Noé com a geração de seu tempo, decadente e corrupta, displicente quanto aos juízos de Deus (mateus 24:34-37).
O narrador da história compara a casa do tio com a arca de Noé, pelo afluxo de pessoas estranhas que passaram a habitá-la.
LIVRO: Gênesis
AUTOR: Moisés
Período da rotação da Terra em que esta permanece na penumbra. Ocorre aproximadamente entre as 18 h e 6 h.
Escuridão, trevas que pairavam sobre a face do abismo antes da criação do mundo (Gênesis 1:2-4), renomeadas por Deus no primeiro dia da criação, em oposição ao Dia, à luz. Para separar o Dia e a Noite Deus cria o firmamento dos céus, e a lua e as esrelas para iluminar a Noite (Gênesis 1:14-15).
LIVRO: O Encontro Marcado
AUTOR: Fernando Sabino
Um dos nomes pelos quais é invocada a Virgem Maria, muito popular no Brasil. Usado em interjeições de espanto, surpresa e perplexidade. A mãe do menino Eduardo, ao vê-lo bastante machucado devido a uma crise de raiva, profere a exclamação e sugere levá-lo a um médico.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Um dos títulos atribuídos a Maria , mãe de Jesus. Sua veneração como santa começou no século XII, em Portugal, e espalhou-se pelo Brasil, notadamente na Região Norte, onde ocorre o chamado Círio de Nazaré, na cidade de Belém, durante o mês de outubro.
Antônio, o pescador, conta para o narrador como chegou a conhecer o "Lázaro" da história. Em certa noite, voltando de barco, ele e o pai avistam um vulto em uma casa abandonada. É então que o pai profere a invocação à Santa por proteção.
LIVRO: Josué
AUTOR: Josué
Pai de Josué, filho de Elisama, descendente da tribo de Efraim (Josué 1: 1). É o décimo na sua linhagem :
Efraim/Berias/Refa/Resefe/Tela/Taã/Ladã/Amiude/Elisama/Num/Josué - (I Crônicas 7:20-27)