Décima-terceira letra do alfabeto latino. Décima consoante, sonora nasal e bilabial.
LIVRO: Emília no País da Gramática
AUTOR: Monteiro Lobato
Uma das primeiras letras a ter o som distinguido por Pedrinho na chegada ao País da Gramática.
LIVRO: As Letras Falantes
AUTORA: Orígenes Lessa
Descrita como "um velho M brincalhão", é uma letra maldosa, que inicia palavras como "Moleque". Provoca as outras constantemente.
M
LIVRO: M ou N?
AUTORA: Agatha Christie
Uma das letras que ocultam a identidade de dois espiões nazistas agindo durante a Segunda Guerra, e cuja investigação secretamente cabe ao casal Tommy e Tuppence Beresford. A informação básica fornecida a Tommy por Grant, do serviço de espionagem, é de que M é uma mulher e N um homem.
LIVRO: Cai o Pano
AUTORA: Agatha Christie
Tratamento pessoal dado ao detetive belga Hercule Poirot, hospedado na pensão Styles St.Mary, pela dona do estabelecimento, Sra. Lutrell, ao recepcionar o Coronel Hastings, seu amigo. O M. se refere ao pronome de tratamento francês masculino, Monsieur.
LIVRO: Os Bruzundangas
AUTOR: Lima Barreto
Fóssil de mamífero pré-histórico, espécie de preguiça gigante, encontrado na Regiçao Sul do Brasil e no Cone Sul da América do Sul. Lima Barreto o cita no prefácio do livro, a propósito das críticas feitas à intelectualidade brasileira e ao mau aproveitamento dos recursos naturais, na figura do geólogo que descobre a ossada pré-histórica e que busca logo renome com sua descoberta. A grafia está incorreta (Megatherium).
LIVRO: As Cidades Invisíveis
AUTOR: Italo Calvino
Navegador, explorador e mercador italiano, nascido em Veneza (c. 1254-1324), celebrizado por suas viagens ao Extremo Oriente, registradas em seu diário pessoal, "Viagens de Marco Polo". Destaca-se seu encontro com Kublai Khan, o Grão-Mogul, e a descrição minuciosa dos lugares que visitou, resultando na mais importante experiência de aproximação entre o Ocidente e o Oriente.
Nesta obra Italo Calvino faz um exercício imaginário e poético, no qual o navegador descreve para o imperador dos tártaros as cidades que visitou - todas com nome de mulher, como Dorotéia, Isidora e Zaíra. Kublai Khan é levado a acreditar que essas ciuades, ainda no plano do imaginário, virão a existir verdadeiramente no futuro.
Marechal Victor, óleo de Georges Rouget, 1835. Palácio de Versalhes
LIVRO: Adeus
AUTOR: Honoré de Balzac
Claude´Victor Perrin (1764-1841), militar francês. Participou das Guerras Revolucionárias Francesas e das Guerras Napoleônicas. Ascendeu a Marechal da França.
Neste trecho Balzac revive um trágico episódio das Guerras Napoleônicas; a travessia do Rio Berezina, rio da Rússia, afluente do Dnieper, sob o comando de Victor, que custou metade do exército de Napoleão.
LIVRO: Esaú e Jacó
AUTOR: Machado de Assis
Nome de batismo, com o qual Natividade, acompanhada de sua irmã Perpétua , se apresenta ao pai da adivinha Bárbara, na consulta que faz a esta , no Morro do Castelo.
Mefistófeles incita Fausto a seduzir Margarida. Ilustração de Delacroix para a edição de Fausto, de Goethe.
LIVRO : O Mal-Estar na Civilização
AUTOR: Sigmund Freud
Personagem originário do romance Fausto, de Johann W. Goethe, e que é a personificação do Diabo na terra, tentando seduzir a Fausto com a promessa de uma vida eterna e de prazeres carnais, em troca de sua alma. Citado por Freud para contrapor a figura de Mefistófeles (a identificação do princípio mau com o instinto de destruição) com a força de Eros (libido).
MICHEL SEPHUOR
LIVRO: Água Viva
AUTORA: Clarice Lispector
Pintor e editor de arte belga (1901-1999). Fez parte da vanguarda artística belga, holandesa e francesa. Citado pela autora na epígrafe que abre o livro.
LIVRO: O Minotauro
AUTOR: Monteiro Lobato
Personagem da mitologia graga, com cabeça de touro e corpo de homem, de forma gigantesca e atterradora, residente no labirinto de Cnossos, em Creta. este foi concebido especialmente por ele por Dédalo e seu filho Ícaro.
O rei Minos recebeu um touro branco de Poseidon, deus dos mares, como selo de seu reinado, com a condição de sacrificá-lo. Porém Minos descumpre a promessa e a deusa Afrodite o pune, fazendo com que `Parsifae, esposa do rei, se apaixone pelo Touro. Da união de Parsifae com este nasce o Minotauro, híbrido que, ao tornar-se adulto, torna-se um feroz devorador de homens.
Anualmente eram sacrificados jovens rapazes, como forma de atenuar uma praga vigente sobre a cidade de Atenas. O motivo foi a morte de Androgeu, filho de Minos, morto peloa atenienses em uma disputa. É então que surge Teseu, filho de Egeu, causador involuntário da maldição. O rapaz se oferece como sacrifício no que é ajudado por Ariadne, filha de Minos, que marca seu caminho dentro do labirinto com um novelo. Teseu é bem sucedido e mata o Minotauro.
O Minotauro aparece no final de O Picapau Amarelo, junto com outras criaturas e monstros do País das Fábulas, que sentindo-se excluídos da festa organizada pelos meninos no Sítio do Picapau Amarelo. tumultuam o evento. Ao final, nota-se que Tia Nastácia desapareceu. É aventada a possibilidade de ter sido levada pelo Minotauro para a Grécia Antiga. Em companhia de Dona Benta deslocam-se para a Grécia, onde chegam ao labirinto de Cretae e encontram a criatura, descrita da seguinte maneira:
"De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava no trono."
Constatam então que Tia Nastácia é hóspede do Minotauro, encarregada de alimentá-lo com seus famosos bolinhos, o que o fez engordar desmesuradamente.
É feito o resgare de Nastácia e a turma retorna para o Brasil do século XX.
LIVRO: A Alma do Lázaro
AUTOR: José de Alencar
Chefe indígena que, ao lado de tagipe e Itabira, ajudou Duarte Coelho, donatário de Pernambuco, a fundar a vila de Olinda, em 1535.
LIVRO: Amós
AUTOR: Amós
Filho de Ló, concebido em uma relação incestuosa com sua filha mais velha na caverna de Zoar, onde aquele se refugiou , fugindo da destruição de Sodoma. Irmão de Amom, também fruto de incesto com a filha mais nova (Gêmesis 19:30-38).
Os dois fundaram nações poderosas, e estiveram sempre associados, tornando-se inimigos mortais do povo de Israel, verdadeiros "espinhos na carna", embora houvesse recomendação expressa de Deus para que os israelitas não gurreasssem contra os moabitas, por serem parentes próximos (Deuteronômio 2;9). No entanto, o rei de Moabe negou auxílio e passagem por seu território a Israel. Mais tarde Moabe sentiu-se alarmado com a proximidade de Israel em suas terras , contratando Balaão, o adivinho, para amaldiçoá-lo (Números 22-a 24). O episódio acabou em tragédia, já que os próprios israelitas se prostituíram com as filhas dos moabitas (Números 25), o que resultou em severa punição.
Os israelias estiveram sob o domínio de Eglom, rei dos moabitas, na época dos juízes (Juízes 3: 12-30)
Segundo Josefo, os moabitas foram subjugados por Nabucodonosor, depois pouco a pouco foram extintos como nação.. (JOHN D. DAVIS, Dicionário Bíblico).
Rute, a avó do rei Davi, constante na genealogia de Jesus, era moabita.
Todos os grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Amós e Sofonias) lançaram sentenças de destruição sobre Moabe. O salmista afirma que "Moabe, porém, é a minha bacia de lavar" (Salmos 108:9).
Em Amós 2:1-3 temos a informação que Moabe "queimou os ossos do rei de Edom até os reduzir a cal", e o anúncio de sua destruição
Moisés, escultura de Michelangelo. Basílica de São Pedro, Roma.
LIVRO: Levítico
AUTOR: Moisés
Filho de uma escrava hebréia, lançado ao rio Nilo por sua mãe para escapar à mortandade infantil decretada pelo Faraó reinante na época, foi resgatado pela princesa real e adotado por esta, tornando-se príncipe e sendo educado na corte egípcia. Adulto, toma consciência dos maltratos e injustiças sofridas por seu povo. Desentende-se com um egípcio e o mata. Fugindo para uma terra distante, aclimata-se entre os hebreus, quanto tem uma visão de Deus, que o chama para ser o Libertador de seu povo. Ele e Arão, seu irmão, tornam-se os negociadores da libertação do povo hebreu do jugo egípcio, depois de quatrocentos anos.
Liberto o povo, Moisés torna-se seu condutor, recebendo de Deus estatutos e leis para o povo israelita conhecidos como Os Dez Mandamentos. Leva o povo pelo caminho do deserto, em meio a terras e reis hostis, todos derrotados pela Providência Divina. Esta conduz, protege e alimenta o povo de forma miraculosa, durante quarenta anos - tempo estabelecido por Deus como punição pela rebeldia e desobediência do povo - em busca da terra de Canaã.
Moisés morre aos 120 anos, no cume do monte Nebo, sendo sua sepultura propositalmente escondida por Deus.
É no livro de Levítico que mais se ressalta o trabalho de Moisés como Legislador, minuciosamente estabelecendo as prescrições para os levitas; holocaustos e sacrifícios, ofertas e o que cabe aos sacerdotes. AInda estabelece leis sobre os animais comestíveis ou não, sobre a purificação do corpo e sobre festas como o Dia da Expíação.
Moisés tem que lidar com uma grave crise acarretada pela morte de Nadabe e Abiú, fulminados por Deus quando traziam fogo estranho ao santuário.
LIVRO: Neemias
AUTOR: Neemias
No início do livro de Neemias, este trabalha como copeiro do rei, quando é informado por um de seus irmãos da trágica situação dos judeus que não foram levados cativos para a Babilônia. Neemias então roga a Deus para que não se esqueça do pacto feito com Moisés, reconhecendo o pecado e transgressão do povo e suplicando mercê para os judeus.
LIVRO: Um Certo Henrique Bertaso/Artigos Diversos
AUTOR: Érico Veríssimo
Personagem da peça "O Sublime Dr. Reling", de Henrik Ibsen, citado neste artigo de Veríssimo. Mokvit é um estudante de Teologia, alcoólico e fanatizado pela visão do inferno, obcecado pela idéia da pecaminosidade. Relling lhe faz ver que está possesso pelo demônio, nada tendo mais a fazer, por ser independente de sua vontade, não sendo passível de castigo. Mokvit é, portanto, uma das vítimas das "suaves mentiras" do Dr. Relling
LIVRO: Um Certo Henrique Bertaso/Artigos Diversos
ARTIGO: O Sublime Dr. Relling
AUTOR: Érico Veríssimo
A personficação do fim da existência humana é mencionada como uma estação final de trem, aludindo a um pensamento costumeiro de um amigo do autor.